Scroll Top

Que tal colocar sua experiência a serviço da Bacia do Rio Doce?

Veja as possibilidades de participação no grupo independente de avaliação de impactos do desastre ambiental de Mariana

Em 05 de novembro deste ano (2015) duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco se romperam na cidade de Mariana (MG) liberando um mar de lama que assolou a Bacia do Rio Doce e chegou ao mar em meados do dia 23 do mesmo mês deixando pessoas desabrigadas e um cenário ambiental sem precedentes no Brasil.
As primeiras informações divulgadas na imprensa foram controversas, especialmente com relação aos resíduos de metais pesados presentes na lama e aos impactos do desastre. Frente ao tamanho do desastre um grupo de pesquisadores se organizou para a produção de um relatório independente sobre o impacto ambiental causado pelo rompimento das barragens.
O GIAIA (Grupo Independente para Avaliação do Impacto Ambiental) foi idealizado pelos pesquisadores Alexandre Camargo Martensen, Dante Pavan, Renato Gaban Lima, Rominy Stefani e Viviane Schuch e se propõe a produzir um relatório independente e de domínio público avaliando os impactos.
Uma chamada de financiamento coletivo já foi realizada para cobrir alguns dos gastos do trabalho mas a maior parte das contribuições é feita de forma voluntária e são muitas as possibilidades de participação:

  • Com coletas de amostras em campo (há protocolos de coleta específicos);
  • Com hospedagem solidária, apoio logístico, notícias do local e outras informações de apoio;
  • Auxiliando na compilação de informações de dados publicados – há Grupos de Trabalhos já consolidados e trabalhando nas áreas de Águas, Dimensões Humanas e Questões Ambientais Associadas, Fitorremediação Água e Solo; Flora, Invertebrados terrestres, Ornitologia e Documentação sobre o Licenciamento Ambiental. E outros em fase de consolidação como Análises Geoquímicas e Toxicológicas; Base cartográfica; Bentos e limnologia; Bioinformática; Herpetologia; Ictiofauna; Mastozoologia e Microbiologia.
  • Com análises de laboratórios, para aqueles que tem acesso a um laboratório que possa ser parceiro para realizar análises.

Todas as informações sobre como participar podem ser encontradas no site do GIAIA: https://giaia.eco.br/

A coordenação do Programa Biota/Fapesp tem acompanhado a iniciativa e está fazendo um levantamento de projetos do Programa que atuaram e atuam na região e tem disponibilidade para colaborar. As notícias sobre essa e outras iniciativas podem ser acompanhadas no site e no Facebook do Biota.