Scroll Top

Muitas maneiras de conservar

As discussões a respeito da conservação da natureza são cada vez mais plurais e incluem diferentes sentidos e concepções do conceito de conservação. Em comum, a certeza de que é preciso não só um esforço cada vez maior para diminuir os impactos das ações humanas na natureza como a importância da participação de toda a sociedade nesse esforço. Cada vez mais, diferentes formas de conexão com a natureza são colocadas em evidência e auxiliam na compreensão da importância de sua conservação. É em torno dessas diferentes formas que circulam as pesquisas retratadas neste número do Boletim Biota Highlights.

Trabalhando a partir de amostras de apenas um hectare de florestas urbanas (Suspiro verde no horizonte cinza), pesquisadores buscam conhecer e chamar a atenção do público para a diversidade não apenas do que ainda existe nas cidades mas especialmente daquela que foi perdida nos desmatamentos da Mata Atlântica do estado.

Entre conservação e espiritualidade traz o levantamento dos Sítios Naturais Sagrados do Brasil, espaços reconhecidos como de importância religiosa, de cura, reverência ou comunhão com a natureza para diferentes povos e culturas. Conhecê-los e aos diferentes usos dados para esses espaços é um dos caminhos para uma gestão de áreas naturais que envolva as pessoas e suas diferentes formas de se relacionar com a natureza.

Analisar os diferentes sentidos e significados dados pelo público para o conceito de conservação nas visitas a espaços de educação não formal é a temática da pesquisa retratada no artigo Conservação e seus sentidos em zoológicos e aquários. Integrante da chamada para a área de educação e divulgação do Programa Biota, essa pesquisa analisa as diferenças entre os discursos do público e funcionários sobre conservação e como essa compreensão pode auxiliar na elaboração de estratégias de educação.

Compreender onde estão, quais as predileções da onça pintada e Afinal, onde as onças bebem água, é o foco de uma das pesquisas realizadas no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros. A análise das diferenças regionais de aspectos ecológicos e comportamentos das onças auxilia na definição de estratégias específicas para a conservação desses animais em diferentes áreas.

A reportagem Biodiversidade Congelada traz os esforços de catalogação e conservação de algas em coleções ex-situ, essenciais para a organização do conhecimento acerca dessas espécies.

Esperamos que a diversidade de sentidos pesquisadas nos trabalhos divulgados neste número do Boletim Biota Highlights possa auxiliar na ampliação da discussão sobre conservação.

Boa leitura!

Posts relacionados