Scroll Top

Biomas e biodiversidade no programa Ciência Aberta da Fapesp

CienciaAbertaJPG

Neste programa os pesquisadores Carlos Joly, Cristina Adams e Eduardo Assad conversam sobre o manejo sustentável de biomas e a conservação da biodiversidade no Brasil.
O país possui seis Biomas: a Mata Atlântica e Amazôna (biomas florestais), o Cerrado, o Pantanal, os Pampas e a Caatinga (único bioma exclusivamente brasileiro). Cada um tem um papel diferente local, regional ou globalmente. A Amazônia tem sido foco de atenção ao redor do mundo por seu papel na regulação do clima global e a destruição pelo fogo, já o Cerrado tem papel fundamental na regulação hídrica da América do Sul.

Carlos Joly, Cristina Adams e Eduardo Assad no programa Ciência Aberta da Fapesp

Os Biomas são sistemas complexos e de características sócio-ecológicas, as alterações impostas pelo ser humano podem levar ao colapso desses sistemas, ponto no qual o Bioma não possuirá mais capacidade de regeneração. A Amazônia, por exemplo, teve um aumento extremo em seus índices de desmatamento e, ao mesmo tempo, não há uma ocupação e uso de áreas que já haviam sido desmatadas anteriormente. Ainda não se sabe o que pode acontecer com o Bioma ao passar desse ponto de capacidade de regeneração, mas sabe-se que haverá a perda do Bioma como o conhecemos atualmente.
A Amazônia é um dos focos da conversa neste programa: a relação do Bioma com a regulação e mitigação do carbono liberado na atmosfera pelas atividades humanas, os “rios voadores”, as experiências bem sucedidas de uso e manejo da floresta por comunidades locais que podem ser utilizadas como exemplos para repensar a relação com o Bioma e as possibilidades para a restauração desses ambientes tendo como base o último relatório da Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).
O Programa “Ciência Aberta” é uma iniciativa da Fapesp em parceria com a Folha de São Paulo com entrevistas mensais com pesquisadores realizadas no auditório da Fapesp e transmitidas ao vivo. O episódio “Biomas e Biodiversidade” foi exibido em 14 de agosto de 2019 e pode ser visto no link abaixo: