Scroll Top

Simone Vieira é a nova integrante da Coordenação do Biota

ATL Árvore com epífitas

A pesquisadora da Unicamp reforça a interface ambiente-sociedade do programa e a sinergia com mudanças climáticas.

Simone Vieira (NEPAM/Unicamp) é a nova integrante da coordenação do Programa Biota/Fapesp. Foto: Diego Padgurschi

 

Foi empossada pela Diretoria Científica da Fapesp no último dia 6 de fevereiro, mais uma integrante da coordenação do Programa Biota, Simone Vieira, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com ela, a coordenação está formada atualmente por seis membros: Carlos Alfredo Joly (IB/Unicamp), Jean Paul Metzger (IB/USP-SP), Luciano Martins Verdade (Esalq/USP – Piracicaba), Roberto Gomes de Souza Berlinck (Instituto de Química/USP – São Carlos) e Vanderlan da Silva Bolzani (IQ/Unesp – Araraquara).

Engenheira agrônoma formada pela USP em 1990, Simone Vieira, traz em sua bagagem a interlocução entre ambiente e sociedade. A nova componente da equipe é pesquisadora do NEPAM desde 2010, onde co-lidera o LEME (Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas) – um espaço povoado de pós-graduandos entusiasmados em desenvolver pesquisas que envolvem o funcionamento de ecossistemas e dinâmicas socioecológicas por uma perspectiva da integração da conservação e do desenvolvimento local.

Expert da Convenção-Quadro nas Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simone também atua a mais de 6 anos como uma das representante da comunidade científica no Conselho Estadual de Meio Ambiente do estado de São Paulo (Consema), a instância máxima de decisões Sistema Ambiental Paulista, e integra o Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virginia.

“Embora minhas pesquisas enfoquem a dinâmica do carbono na vegetação e no solo, principalmente na região de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, a relação entre ambiente e sociedade sempre esteve presente na minha atuação. Desde o fato de estar em um núcleo interdisciplinar que atua nesta temática, até da minha formação como engenheira agrônoma, que traz um olhar sobre do uso da terra. A interação com as políticas públicas acabou acontecendo naturalmente, sobretudo na intersecção entre conservação e mudanças climáticas”, explica a nova integrante da coordenação Biota.

Simone acompanha o Programa Biota desde sua criação em 1999, quando tinha acabado de entrar no doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). A instituição desenvolveu um dos primeiros projetos temáticos do programa, liderado por Luiz Martinelli. Desde então, a pesquisadora já liderou projetos e assumiu posições de pesquisadora principal em projetos de grande porte no âmbito do programa.

Como projeto de longo prazo para o Programa, Simone prevê intensificar a interface entre ambiente e sociedade e a sinergia com mudanças climáticas.