Scroll Top

A organização da informação científica em biodiversidade

 

Este número do Biota Highlights traz uma pequena amostra das maneiras que projetos do Programa Biota organizam e comunicam a informação sobre biodiversidade. Trata-se de livros, artigos, anais de eventos, banco de imagens, plataformas de análises. Formatos que, por um lado, visam organizar a informação que está sendo gerada nos projetos e, por outro, comunicar esta informação.

Tradicionalmente a informação científica se organiza e se comunica por meio de literatura especializada. A matéria Ecologia aplicada e dimensões humanas na conservação  apresenta o livro “Applied Ecology and Human Dimensions in Biological Conservation” (editado por Luciano Verdade, Maria Carolina Lyra-Jorge e Carlos Piña) cujo objetivo  foi de oferecer uma visão nova sobre conservação biológica, baseada na aplicação de conceitos ecológicos, mas levando em conta as diversas dimensões humanas ligadas à conservação, uso, controle e monitoramento da biodiversidade.

A matéria Um ambiente sem predadores? apresenta a discussão recente dos impactos de um ambiente com declínio de sua população de predadores de topo de cadeia. Este projeto, organizado em rede, com a participação de diversos grupos do Brasil, optou por promover um evento especializado na área e registrar os avanços científicos por meio de anais,literatura obrigatória para quem estuda este tema. Os anais estão disponíveis para todo neste link.

Em Mimetismo do Metabolismo o leitor conhecerá o projeto que estruturou uma plataforma de trabalho que simula reações do metabolismo in vivo quando na presença de um bioativo, ou seja, molécula de interesse oriunda da biodiversidade. Esta estratégia minimiza o uso de animais em ensaios pré-clínicos, além de avançar com questões sobre o que ocorre nesta etapa.  A plataforma organiza o conhecimento tácito e gera novos conhecimentos acerca dos efeitos de moléculas bioativas nos organismos vivos. O conhecimento gerado foi divulgado em cerca de 100 artigos científicos.

Em se tratando de organização da informação científica visual, o Boletim Biota Highlights apresenta duas iniciativas. A primeira é o Banco de Imagens Cifonauta,  tema da coluna Conversa do Mês – Banco de Imagens Cifonauta. Este banco de imagens reúne fotos e vídeos resultantes de atividades científicas e de ensino em biologia marinha, organizados por classificação taxonômica, estágio de vida e geolocalização. A experiência de montagem e manutenção do banco Cifonauta, incluindo as discussões sobre como organizá-lo e as licenças de uso escolhidas, despertam discussões relevantes para aqueles interessados na divulgação ampla de suas pesquisas.

Outra iniciativa que busca organizar a informação científica visual está relatada na matéria Evolução recente das formigas cortadeiras, que discorre sobre o projeto que investiga a filogenia, morfologia das formigas da tribo Attini e investiga o potencial biotecnológico dos microrganismos associados aos ninhos das formigas deste grupo. Entre os produtos resultantes do projeto está previsto um banco de imagens com detalhes taxonômicos de alta qualidade. Parte destas imagens já está disponível no Museu Virtual em Biociências.

Ampliar o acesso a informação gerada, minimiza esforços duplicados e gera novas questões, o que movem o avanço científico. Esperamos que este número possa inspirar novas experiências de organização e comunicação da informação científica.

Além destas matérias, também estamos veiculando o texto redigido por pesquisadores do Instituto Florestal, Fundação Florestal, USP e coordenadores do Programa Biota sobre as justificativas do tombamento da Serra da Mantiqueira no território paulista. A área apresenta características geológicas ecológicas e culturais singulares e se configura como uma área estratégica para a manutenção da disponibilidade hídrica no Estado, tema em voga na atualidade.

 

Paula Drummond de Castro

Editora do Boletim Biota Hoghlights