Scroll Top

Plano Biota 2030

Planejando a próxima década

Em 2020 O Programa Biota completa duas décadas bem-sucedidas de fomento à pesquisa em biodiversidade e conservação da natureza. Entre 2020 e 2022 foi realizado um extenso processo participativo, com reuniões e uma consulta pública aos pesquisadores. Esse processo resultou no PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO – BIOTA 2030, com os objetivos e metas para a terceira fase do Programa.

Como resultado deste processo de planejamento foram definidos cinco eixos temáticos que irão nortear as ações do Programa Biota até 2030: “Descoberta”, “Coleções”, “Síntese”, “Transformação” e “Inovação”. Os dois primeiros são linhas de trabalho que já vêm sendo desenvolvidas desde o início do programa, consideradas como linhas de sustentação para os outros eixos propostos.

Eixos temáticos, temas transversais e contribuições a serem priorizados pelo Biota 2030.

Descoberta” é formado pelas pesquisas voltadas para o entendimento dos mecanismos e processos das funções ecológicas que estão relacionados tanto com a manutenção quanto com a mudança da biodiversidade ao longo do processo evolutivo. Já o eixo “Coleções” é composto pelas pesquisas realizadas a partir das coleções biológicas, além de mecanismos de manutenção, diversificação, incremento e melhoria de acesso a esses espaços.

Síntese” procurará promover a ciência colaborativa de síntese e estimular novas ideias, abordagens e soluções relacionadas ao entendimento, conservação ou uso da biodiversidade. O eixo tem como uma de suas ênfases um aspecto caro ao Programa BIOTA desde seu início: a formação de uma nova geração de pesquisadores capazes de trabalhar, cada vez mais, de forma colaborativa e em redes de pesquisa.

O eixo “Transformação” procurará expandir o conhecimento sobre o papel da biodiversidade como elemento central da transição para a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos. Práticas de governança socioambiental, subsídios para tomadas de decisão em políticas e projetos, desenhos de cenários e criações de estratégias de comunicação e coprodução de conhecimentos com a sociedade para o enfrentamento das crises socioambientais atuais são alguns dos desafios a serem superados neste eixo.

Inovação” tem como foco a promoção, o incentivo e a identificação de oportunidades de inovação em bioprodutos e serviços ecossistêmicos. O estímulo à criação de projetos de inovação dentro do Programa BIOTA, a articulação entre diferentes setores da cadeia de inovação e a promoção da cultura do empreendedorismo na formação de recursos humanos são algumas das ações propostas para o eixo.

Para mais informações, acesse o Plano Biota 2030 completo.

 

Principais objetivos, ações e metas de cada um dos cinco eixos temáticos do Plano Biota 2030.