Scroll Top

União Européia ratifica Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas

climate-change

“Pela humanidade e as próximas gerações, eu os estimulo a apoiar uma ratificação rápida do Acordo de Paris. Vocês têm a oportunidade de fazer história”, afirmou Ban Ki-moon em discurso aos parlamentares antes da votação.

Em dezembro passado, durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), realizada em Paris, 195 países e a UE se comprometeram a deter o aumento da temperatura do planeta “muito abaixo dos 2ºC”. O Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, como ficou conhecido, acaba de ser endossado pelo parlamento Europeu nesta terça-feira (04/10) permitindo que, com isso, finalmente entre em vigor. Isto por que o acordo prevê que para entrar em vigor o mesmo precisa ser ratificado por no mínimo 55 países que somem pelo menos 55% das emissões globais de gases de efeito estufa. Antes da ratificação por parte da União Européia, o acordo havia sido endossado por 62 países, incluindo os maiores emissores China e EUA, mas que juntos somavam pouco mais que 50%. Contudo, a decisão do bloco, que representa 12% das emissões poluentes globais, ainda precisa ser aprovada pelos ministros dos países-membros o que deverá ser feito ainda esta semana.
Após sua ratificação, o Acordo de Paris, que substituirá a partir de 2020 o atual Protocolo de Kyoto, vai ajudar a orientar uma mudança radical da economia mundial dos combustíveis fósseis.

Para saber mais:
ONU

EU ratifies Paris Agreement

Parlamento Europeu aprova Acordo de Paris

WWF