Scroll Top

Diagnóstico Brasileiro disponível para download

CER asa de arara vermelha - min

O Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos é o primeiro esforço nacional que compila o estado da arte sobre a temática no país. A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e seus parceiros – dentre os quais, o Programa Biota/Fapesp – elaboraram este documento ao longo de dois anos (desde fevereiro de 2017) buscando sintetizar o que já sabe e o que ainda falta conhecer para se tomar as melhores decisões acerca da temática de biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano tanto na esfera pública quanto privada.

O diagnóstico tomou como base não apenas conhecimentos científicos, mas também outras formas de conhecimento, como tradicionais, indígenas e quilombolas, o que lhe confere uma abordagem inovadora única e mais completa para se tratar adequadamente este tópico no contexto brasileiro.
O resultado congrega o empenho de um grupo independente formado por 85 cientistas de todo país de diferentes especialidades, além da revisão externa acurada de outros seis experts, incluindo gestores ambientais, tomadores de decisão e pesquisadores.

O diagnóstico foi elaborado por 85 especialistas de todo o Brasil.

Ao longo da elaboração do diagnóstico brasileiro foram realizadas reuniões setoriais de trabalho com grupos de interesses variados – como representantes do governo federal, organizações não governamentais, empresas, etnias indígenas de diversas etnias e jornalistas – com o intuito de compartilhar os principais resultados, debater e ouvir críticas e sugestões.
Dessa forma, a Plataforma Brasileira cumpre sua missão de produzir sínteses do melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e pelos saberes tradicionais sobre as temáticas da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas continentais do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Campos Sulinos) e no costeiro-marinho.
A BPBES também elabora relatórios temáticos nos quais aprofunda temas urgentes de extrema relevância na atualidade apontados aqui e levantados juntos aos diferentes grupos de interesse realizando, para isso, importantes parcerias com instituições públicas e privadas, além de organizações da sociedade civil em geral.
O relatório completo, bem como o respectivo Sumário para Tomadores de Decisão (STD) e os Relatórios Temáticos, tembém já estão disponíveis na aba PRODUTOS do site.
A BPBES dispõe do apoio financeiro do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), via CNPq, e da Fapesp, por meio do Programa Biota, além do apoio institucional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), da ABC (Academia Brasileira de Ciências) e da FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável).