Scroll Top

Entenda as Avaliações do Programa Biota/Fapesp

O Programa Biota/Fapesp contou, desde sua criação, com um sistema de avaliação externo, chamado de Scientific Advisory Committee (SAC). Este comitê acompanha o Programa desde 1999 e redige recomendações para seu contínuo aperfeiçoamento. A determinação de um sistema de avaliação foi sugerida pela Diretoria Científica da Fapesp, uma vez que se tratava de uma experiência nova para esta agência e também porque ainda não existia um programa com estas característica no Brasil.

As avaliações do comitê externo ocorreram em intervalos crescentes. Inicialmente a periodicidade era anual (1999, 2000 e 2001), depois bienal (2003 e 2005) e, por fim, trienal (2008 e 2011). A partir da avaliação de 2008, dado o destacado número de projetos e das especificidades do tema do subprograma BIOprospecTA, este passou a ser avaliado por um conjunto específico de avaliadores externos.

O relatório de avaliação é baseado principalmente em elementos levantados na Reunião de Avaliação do Programa, que consiste em dois ou três dias em que se reúnem o SAC e os coordenadores de projetos em andamento, ou recém concluídos, do Programa. Nestas reuniões é avaliada a evolução do Programa como um todo, uma vez que o desenvolvimento de cada projeto individual é feita pela assessoria ad hoc e as respectivas coordenações de área da FAPESP. Além disso, o comitê externo participa do Simpósio do Programa[1], visita alguns projetos, visita a sede da base de dados do Programa, entrevista membros da coordenação, estuda a informação disponível na homepage, analisa os relatórios de avaliação anteriores, compara o Programa em termos internacional com outros da mesma natureza e utiliza a expertise dos membros do comitê. Este relatório é enviado para a Coordenação do Programa e para o Diretor Científico da Fapesp.

“O comitê é formado por pesquisadores sêniores de diferentes países e especialidades, com experiências em grandes projetos ou programas de pesquisa em biodiversidade. Em cada avaliação são envolvidos de três a sete membros indicados pela Diretoria Científica e pela Coordenação, que os escolhe levando em conta as demandas científicas do Programa naquele período (por exemplo, fortalecimento da área de bioprospecção) e disponibilidade dos membros (…) Entre os membros, o destaque é para Arthur Chapman, pesquisador australiano que esteve presente em todas as Reuniões de Avaliação e cuja especialidade é sistemas de informação de biodiversidade e botânica. Outro destaque é para a inclusão de dois pesquisadores brasileiros de outros Estados na elaboração do relatório de 2008, o que, além reconhecer a competência interna do país para avaliar um programa de tal porte, contextualiza o relatório de avaliação à realidade brasileira, como por exemplo, nas questões referentes à legislação.” (CASTRO, 2011, p.132).

Machearopterus pyrocephalus
Machearopterus pyrocephalus. (c) John Bates

O último evento em 2011

Os últimos Simpósio e Reunião de Avaliação ocorreram em julho de 2011, no campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, organizados pelo Prof. Dr. Roberto Berlinck. Em sua sétima edição, pairava uma atmosfera de otimismo após a renovação da continuidade do Programa até 2020.

Os dois primeiros dias do evento foram dedicados ao Simpósio, que na ocasião contou com a apresentação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, apresentação oral de 22 trabalhos de estudantes, além da exibição de painéis sobre cada um dos projetos que participam do Biota/Fapesp.

Nos dias subsequentes, dedicados à Reunião de Avaliação do Programa, os coordenadores se subdividiram em dez temas e geraram sínteses do conhecimento. Cada um dos grupos fez uma breve apresentação ao grupo de avaliadores, com questões que foram discutidas minuciosamente.  Outros temas também foram discutidos, tais como o processo de avaliação, o andamento do programa, as perspectivas, sugestões e pontos negativos e positivos.

Nesta edição da avaliação do Programa compuseram o Comitê de Avaliação: Arthur Chapman, do Serviço Australiano de Informação sobre Biodiversidade (Austrália), Daniel Faith, pesquisador do Museu Australiano em Sydney (Austrália), Robert Verpoorte, professor da Universidade de Leiden (Holanda), e Ronald O’Dor, da Universidade de Dalhousie (Canadá).

Novidades para 2014

Nesta oitava edição do Simpósio e Reunião de Avaliação a principal inovação foram as reuniões preparatórias para o evento. Mais uma vez os projetos foram subdivididos em temas que se reuniram em reuniões prévias na sede da Fapesp ao longo do segundo semestre para discutir, sintetizar e apontar as principais questões de cada grande área do conhecimento do Programa. Desta forma, espera-se apresentar um conteúdo mais amadurecido para o Comitê de Avaliação e possibilitando uma visão mais global dos temas do Programa. Veja os detalhes sobre o evento de 2014 em “Simpósio do Programa Biota/Fapesp”.

 

REFERÊNCIA

CASTRO, P. F. D. Avaliação de Impacto de Programas de Pesquisa em Biodiversidade. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. 2011.

 



[1] O Simpósio do Programa Biota é decorrente de uma das recomendações do SAC. Este evento reúne principalmente os alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que participam do Programa, sua frequência acompanha a da Reunião de Avaliação. Neste evento são previstos minicursos, palestras e sessão de apresentação de pôsteres. Normalmente o Simpósio ocorre nos dias que antecedem a Reunião de Avaliação visando facilitar a integração dos dois eventos.