Scroll Top

Mesa Redonda: Expedição Saint-Hilaire

Acontece no dia 16 de junho às 9:30 no Salão Nobre da Secretaria de Educação, em São Paulo, a Mesa Redonda “Expedição de Saint-Hilaire”.

No inicio do século XIX (1816-1822), o naturalista francês Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (1799-1853) realizou uma viagem à América do Sul cujo material levantado, especialmente coletas realizadas na Mata Atlântica, está atualmente conservado no Museum National d’Histoire Naturelle, em Paris, e pode ser acessado pelo “Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire“.

Com o objetivo de despertar uma reflexão sobre a evolução da biodiversidade e o impacto causado pela atividade humana, em junho de 2015 os botânicos do Muséum National D’Histoire Naturelle e do Instituto de Botânica de São Paulo realizaram expedição, fazendo parte do percurso de St-Hilaire, para coletar um novo herbário. O projeto e as primeiras impressões após a expedição serão discutidos no dia 16 de junho durante conversa conduzida pelo botânico francês Marc Pignal com a mediação de Sergio Romaniuc (Instituto de Botânica) e de Marc Janson (Muséum National d’Histoire Naturelle), todos recém chegados da expedição na Mata Atlântica. O projeto é viabilizado por uma parceria entre o Estado de São Paulo e a Région Ile-de-France.

 

Evento: Mesa Redonda “Expedição de Saint-Hilaire”

Quando: 16 de junho às 9:30

Local: Salão Nobre da Secretaria de Educação (Avenida Ipiranga 53 / Praça da República)

Inscrição obrigatória: Confirme sua presença neste link

Organização: Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Estado de São Paulo & Région Ile-de-France.