Scroll Top

Rutina, substância de frutas como o pequi, atua contra o veneno de jararaca

Bothrops moojeni

Em pesquisa realizada no  Instituto Butantan, em São Paulo, verificou-se que a rutina protegeu camundongos de problemas decorrentes da ação do veneno da jararaca.

A rutina é uma molécula comum em plantas que serve de pigmento a diversos vegetais e frutas conferindo cores vibrantes, ajudando, por exemplo, a atrair insetos polinizadores. É o caso das frutas cítricas, uva, maçã, caqui, vegetais como a pimenta dedo-de-moça e nosso conhecido piqui (Caryocar coriaceum), uma planta encontrada na região de Araripe (Ceará, Brasil) já amplamente utilizada na medicina popular. Desse ponto de vista medicinal, sabe-se que a rutina é conhecida por seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório e esse foi o ponto de partida para o trabalho.

As picadas de serpentes do gênero Bothrops são frequentes nas Américas do Sul e Central e geralmente levam a manifestações inflamatórias causando problemas de coagulação que levam a hemorragias. Para se ter uma ideia, no Brasil as jararacas (Bothrops jararaca) são responsáveis por aproximadamente 20 mil acidentes ofídicos/ano. O tratamento é simples, uma soroterapia indicada para a neutralização desses venenos, e é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O problema é que esse antiveneno é líquido e precisa ser preservado em baixas temperaturas, recurso difícil em áreas sem energia elétrica (e que concentram 35% dos acidentes com cobras no Brasil). Assim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a picada de cobra é considerada um problema de saúde pública por ser o envenenamento decorrente dessas picadas uma doença tropical negligenciada. Contudo, a descoberta da ação da rutina pode trazer uma luz no final do túnel.

A terapia antiveneno é altamente eficaz e o único tratamento oficialmente recomendado para as picadas de cobra, mas sabe-se que não é muito eficiente no bloqueio de várias complicações secundárias. Assim, a rutina tem grande potencial como droga auxiliar em conjunto com a terapia, particularmente em países onde a disponibilidade de antiveneno é escassa. Isso porque, de acordo com os autores do artigo, Ana T. A. Sachetto, Jaqueline G. Rosa e Marcelo L. Santoro, a rutina reduziu o distúrbio da coagulação, protegendo assim o organismo dos camundongos das ações do envenenamento. Essa descoberta inicial ainda carece de mais estudos in vivo, posterior testes clínicos, mas sem dúvida é muito encorajadora.

Para saber mais:

Substância encontrada em frutas atua contra picadas de jararaca

No Brasil, áreas com mais picadas de cobra têm acesso difícil a soro

Rutin modulates the hemostatic disturbances and redox imbalance induced by Bothrops jararaca snake venom in mice

Phenolic composition and in vitro activity of the Brazilian fruit tree Caryocar coriaceum Wittm.