Scroll Top

Participe do VIII Simpósio do Programa Biota/Fapesp

Ocorrerá de 7 a 12 de dezembro de 2014, em  São Pedro – SP, o V Simpósio do Programa Biota/Fapesp. O evento tem como objetivos: reunir a comunidade científica do Programa; divulgar as pesquisas em andamento e iniciadas até 2013 e as que foram encerradas entre agosto de 2011 e novembro de 2014; apresentar de forma sucinta os principais resultados dos projetos (Projeto Temático, Auxílio Pesquisa Regular e Jovem Pesquisador), além de proporcionar o contato dos pesquisadores do Programa com experiências de pesquisa em biodiversidade de outros estados e países.

Este ano o evento contará com palestras de Jerome Chave (Coordinator of LabEx Centre for the study of Biodiversity in Amazonia – CEBA) sobre os avanços em filogenia; Robert Verpoort (Institute Biology Leiden, Leiden University, Holanda), sobre metabolômica; David Newman (National Cancer Institute/USA), sobre a política de acesso a produtos naturais; Ronald O’Dor (Dalhousie University, Canadá), sobre censo da vida marinha; Raymond Andersen (University of British Columbia, Vancouver, Canadá), sobre bactérias de sedimentos marinhos como recurso para produtos naturais; Daniel Faith (Australian Museum/Austrália e Chair do bioGENESIS/DIVERSITAS) e de João Batista Calixto (Univ. Federal de Santa Catarina & CIEnP), que apresentará o Centro de inovação e estudos pré-clínicos. Estes pesquisadores constituem o Scientific Advisory Committee (SAC) para esta oitava avaliação do Biota/Fapesp.

O participante também pode optar por se inscrever nos Minicursos que ocorrerão nos dias 8 e 9 de dezembro. Este ano os temas são:

  1. Introdução ao SINBIOTA 2.1 – Tiago Duque Estrada (IB/UNICAMP) –
  2. Aspectos práticos da interpretação de espectros de massas com ionização por eletronspray e MALDi, e sua aplicação na análise do metabolismo de produtos naturais – Norberto Peporine Lopes (FCF/USP – Ribeirão Preto) –
  3. Introdução ao uso do Programa R – Tadeu Siqueira (Unesp de Rio Claro) –
  4. O uso de DNA barcoding na taxonomia e sistemática de fungos – André Rodrigues (IB/UNESP Araraquara) –

A apresentação de pôsteres será organizada por Projeto. Cada pôster deverá conter:

  1. Título do Projeto Temático, Auxílio ou Jovem Pesquisador (incluindo Número de Processo FAPESP)
  2. Coordenador(a) + Pesquisadore(as) Principais e  e respectivas instituições
  3. Resultados e conclusões:  uma síntese dos resultados obtidos por cada Projeto Temático, Auxílio à Pesquisa ou Jovem Pesquisador

Estes pôsteres serão avaliados pelo Comitê Científico externo ao Programa que participará da VIII Reunião de Avaliação do Programa que ocorrerá nos dias subsequentes ao Simpósio.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Para participar, o pesquisador/aluno deve ser integrante da equipe de um dos projetos Biota e sua inscrição deve ser realizada em comum acordo com o coordenador do projeto. As inscrições são on line.

O último Simpósio ocorreu em 2011 em São Carlos. A expectativa para este encontro é de que se reúnam mais de 100 pesquisadores/alunos das equipes dos projetos que participam do Biota/Fapesp.

 MAIS INFORMAÇÕES

LOCAL: Hotel Fazenda Fonte Colina Verde – Rua Veríssimo Prado, 1500, Estância de São Pedro, SP, www.hotelcolinaverde.com.br, telefones (19) 3481-9999 e e 0800 13 1009, reservas@hotelcolinaverde.com.br (Grupo BIOTA/FAPESP). Veja o mapa aqui.

INSCRIÇÕES: www.fapesp.br/eventos/avaliacao_biota/inscricao

HOSPEDAGEM: As reservas deverão ser feitas diretamente com os hotéis.

ORGANIZAÇÃO:

  • Carlos Alfredo Joly – IB/UNICAMP
  • Mariana Cabral de Oliveira – IB/USP
  • Tiago Duque Estrada – Gerente Executivo do BIOTA/FAPESP
  • André Victor Lucci Freitas – IB/UNICAMP
  • Luciano Martins Verdade – CENA/USP
  • Roberto G.S. Berlinck – IQ/USP São Carlos
  • Vanderlan da Silva Bolzani – IQ/UNESP Araraquara