Scroll Top

Conheça o Comitê Externo de Avaliação de 2014

O Comitê Externo de Avaliação do Programa Biota/Fapesp de 2014 é composto por sete pesquisadores: seis estrangeiros e um brasileiro. Todos possuem experiência em projetos relacionados à biodiversidade e atuam nas diferentes áreas de escopo do Programa.

 

Daniel P. Faith – biodiversidade, sistemática e informática para biodiversidade

Pesquisador do Australian Museum com foco em teoria e aplicação da avaliação quantitativa em biodiversidade. A ênfase especial de sua pesquisa tem sido dada ao melhor uso possível das coleções do Museu de avaliação da biodiversidade regional, e para os links de avaliação da biodiversidade aos serviços ecossistêmicos, sustentabilidade e economia. A linha de pesquisa em biodiversidade aplicada também inclui trabalhos sobre métodos de detecção de impactos ambientais.

O componente filogenético de sua pesquisa em biodiversidade se dá por meio de investigações sobre “diversidade filogenética” e conservação. Outros trabalhos envolvem o desenvolvimento e aplicação de métodos filogenéticos, filosofia da ciência e o trabalho editorial na área de sistemática.

É do Conselho Editorial das revistas Methods in Ecology and Evolution e Global Environmental Change: Human and Policy Dimensions. E coordena a área de biodiversidade do Millennium Ecosystem Assessment.

 

David Newman – estruturas de produtos naturais

É o atual chefe da área de produtos naturais no “Developmental Therapeutics Program” do Instituto Nacional do Câncer dos Estado Unidos. Seus principais interesses de pesquisa são as estruturas de produtos naturais. Ele é o autor ou co-autor de mais de 160 documentos, comentários e capítulos de livros, e detém 21 patentes, principalmente em produtos microbianos.

 

Jerome Chave – dinâmica ecológica

Professor do Laboratoire Evolution et Diversité Biologique em Toulouse (França), coordenador do grupo “Dinâmica ecológica e evolução de populações”. Membro do Comitê Científico do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola da França (no Departamento de Florestas, Pastagens e Ambientes Aquáticos), do Parque Amazônico da Guiana Francesa e do Laboratório Tulip.

É do Conselho Editorial das revistas Ecology Letters, PLoS One, Journal of Theoretical Biology e Population Ecology.

 

João Batista Calixto – ensaios pré-clínicos

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos, instituição voltada para a prestação de serviços para a indústria que desenvolve ensaios pré-clínicos para a validação de moléculas de origem sintética, biológica e fitomedicamentos.

Foi por duas vezes presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica Experimental, coordenador da área de Ciências Biológicas II da Capes e  membro do comitê assessor do CNPq.

 

Raymond Andersen – produtos naturais de organismos marinhos

Professor da University of British Columbia, em Vancouver, especialmente na disciplina “Química e Oceanografia”. Seus interesses de pesquisa envolvem o isolamento e elucidação da estrutura de novos metabólitos orgânicos produzidos por organismos marinhos, especialmente invertebrados e bactérias.

As moléculas investigadas por seu grupo de pesquisa devem prioritariamente, ser de interesse teórico devido à novidade de sua biogênese; apresentar atividade biológica in vitro que podem sinalizar o potencial de desenvolvimento de agentes farmacêuticos e / ou exibir atividades biológicas que desempenhem um papel central na biologia do organismo (ou seja, “ecologia química”).

 

Robert Verpoorte – Farmacognosia

Professor da Universidade de Leiden (Holanda) e chefe do departamento de Farmacognosia – o ramo do conhecimento sobre medicamentos obtidos a partir de plantas ou outras fontes naturais. Alguns de seus interesses de pesquisa são: o isolamento de novos compostos biológicos ativos de plantas ou culturas de células vegetais (para a criação de medicamentos e biopesticidas); estudos sobre a Cannabis, incluindo a biossíntese e metabolômica desta planta em conexão com aplicações medicinais;  biotecnologia das células vegetais, em particular a produção de produtos químicos finos (incluindo drogas) por meio de culturas celulares; mapeamento das vias de biossíntese de metabólitos secundários em plantas e o estudo
da resistência das plantas contra pragas e doenças, utilizando a metabolômica em uma abordagem de biologia de sistemas.

É Editor Chefe do Journal of Ethnopharmacology e do periódico Phytochemistry Reviews e Editor Executivo da revista Biotechnology Letters.

 

Ronald Keith O’Dor – biodiversidade marinha, bioenergética

Pesquisador Principal do Censo da Vida Marinha, desenvolveu com sua equipe o CephBase em 1998 – um banco de dados e website interativos cujos objetivos são fornecer dados referenciados confiáveis sobre cefalópodes e fornecer uma plataforma para colaboração na comunidade de pesquisa.

Atualmente, utiliza a telemetria radioacústica de posicionamento  (RAPT) para gravar continuamente os movimentos de cefalópodes sob o mar com o objetivo de monitorar comportamento e fisiologia desses animais em todo o mundo.