Scroll Top

IPBES lança nova chamada para pesquisadores e jovens pesquisadores

O foco desta vez é para a avaliação global sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos e sobre uso sustentável da biodiversidade. Inscrições vão até 15 de maio

Multidisciplinary Expert Panel (MEP) durante a IV Plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), realizada em Kuala Lumpur, Malásia, no fim de fevereiro. (C) IISD-RS
Multidisciplinary Expert Panel (MEP) durante a IV Plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), realizada em Kuala Lumpur, Malásia, no fim de fevereiro. (C) IISD-RS

Entre os dias 20 e 28 de fevereiro aconteceu a quarta reunião da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) em Kuala Lampur na qual diagnósticos e avaliações já realizados pelos pesquisadores foram apresentados e novas oportunidades de participação abertas.

Em 2015, a IPBES lançou seu Marco Conceitual e selecionou e reuniu pesquisadores em torno das Avaliações Regionais e Sub-Regionais em Biodiversidade da qual participam pesquisadores e jovenspesquisadores brasileiros. Essas avaliações estão em andamento e devem fiar prontas na metade de 2018, segundo o calendário da própria Plataforma.
Esta quarta plenária trouxe os resultados de duas forças-tarefa em andamento desde o início de 2014: o diagnóstico de avaliação sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos e a diagnóstico metodológico sobre a conceptualização de diferentes formas de valorar biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Também nesta plenária foi lançada uma nova chamada para pesquisadores e jovens pesquisadores, desta vez para o primeiro relatório global sobre biodiversidade e os serviços ecossistêmicos e sobre uso sustentável da biodiversidade.
É esperado que os pesquisadores tenham uma formação e experiência interdisciplinar, ou seja, que tenham experiência em uma ou mais disciplinas dentro das ciências naturais, sociais ou humanas e/ou que representem ou tenham experiência a respeito dos conhecimentos indígenas e locais. “Estamos buscando especialistas que têm experiência em abordagens integradoras para as relações homem-natureza, na ética, comércio, bem como nas instituições e governança relevantes”, ressalta a carta convite.
O programa de formação de jovens pesquisadores tem como alvo pesquisadores em início de carreira que desejam ganhar experiência através da participação no trabalho da IPBES.
Candidatos interessados devem se inscrever até o dia 05 de maio com o preenchimento de um formulário e envio de currículo. Este formulário será automaticamente enviado à organização ou governo indicado pelo candidato, que deve aprovar a submissão. A IPBES indica que os candidatos entrem em contato com os pontos focais nacionais antes de enviar suas candidaturas (no caso do Brasil: http://www.ipbes.net/about/members/nfps#Brazil).

As primeiras reuniões acontecerão no início de agosto na Alemanha.