Scroll Top

A Importância da Participação no Programa BIOTA-FAPESP

O objetivo do Programa BIOTA-FAPESP é desenvolver pesquisa multi e transdisciplinar sobre a biodiversidade visando ampliar o conhecimento biológico e químico, da fauna, da flora e dos microrganismos de ambientes terrestres, dulciaquícolas e marinhos, bem como avaliar as possibilidades de exploração sustentável dessa imensa diversidade biológica. Os dados científicos gerados e sistematizados pelo programa têm servido para subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes da biota nativa em ecossistemas terrestres, dulciaquícolas e marinhos, e vem sendo um modelo para outros estados do Brasil.

O sucesso do Programa desde sua criação, em 1999, é fruto de 280 projetos desenvolvidos no âmbito do Programa, sendo que 60 estão em andamento atualmente. Por ter publicado quase 2.000 trabalhos em periódicos indexados (média do fator de impacto 1.83), 25 livros, ter treinado cerca de 225 alunos de IC, 326 mestres, 243 doutores e 130 pós-docs, simultaneamente transferindo o avanço do conhecimento para o setor público (há hoje 23 Leis, Decretos e Resoluções que citam o Programa BIOTA como a base científica para tomada de decisão), e para o setor privado (o BIOprospecTA, sub programa do BIOTA, já tem quase uma dezena de patentes), o BIOTA é considerado uma das iniciativas mais bem sucedidas da FAPESP.

Em conjunto com os coordenadores dos projetos, a coordenação do Programa vem discutindo diversas estratégias para aumentar cada vez mais sua relevância, a qualidade científica de seus produtos e uma maior integração entre projetos. Como parte destas estratégias, foram estabelecidas diversas atividades, eventos e ferramentas que se traduzem em benefícios diretos para os projetos que se associam ao Programa Biota.

  1. Reuniões de Avaliação do Programa – O Programa BIOTA/FAPESP é periodicamente avaliado por um Comitê Externo de especialistas do exterior e do Brasil. Essas avaliações têm como objetivo identificar o progresso feito pelo Programa tanto no avanço do conhecimento científico sobre a biodiversidade, como na formação de recursos humanos, no aperfeiçoamento de políticas públicas e no estabelecimento de parcerias com o setor produtivo. Os coordenadores de projeto participam diretamente destas reuniões, apresentando resultados de seus projetos, discutindo o andamento dos mesmos e do programa, bem como propostas para o período subsequente à reunião. Alunos, pesquisadores e coordenadores também participam em minicursos e palestras com convidados do Brasil e do Exterior. Adicionalmente, devido ao nível dos pesquisadores internacionais convidados para estas avaliações, as discussões geradas sobre o estado-da-arte das pesquisas são fóruns fantásticos para a definição de perspectivas futuras das respectivas áreas de atuação.
  2. Adicionalmente, devido ao nível dos pesquisadores internacionais convidados para estas avaliações, as discussões geradas sobre o estado-da-arte das pesquisas são excelentes oportunidades de discussão sobre novas perspectivas de pesquisas futuras.
  3. Workshops – Workshops e cursos em áreas específicas de interesse dos projetos são periodicamente organizados (ex. Biodiversidade Marinha; Produtos Naturais; Modelagem). Nos meses que precedem a Reunião de Avaliação do Programa, vários workshops preparatórios ocorrem na sede da FAPESP com o intuito de promover a integração de projetos de uma mesma área. Estas reuniões são realizadas com coordenadores, pesquisadores e alunos dos projetos vinculados ao Programa. Cada projeto apresenta um resumo dos resultados alcançados, e a equipe tem a excelente oportunidade de discutir seus resultados com outros pesquisadores da mesma área, identificando pontos de convergência que permitem uma maior integração e as lacunas que devem ser exploradas em projetos futuros.
  4. Iniciativas interdisciplinares – Diversos projetos interdisciplinares têm sido organizados como resultado de contatos entre pesquisadores de áreas até então consideradas distintas ou pouco vinculadas com a área de biodiversidade. Essa integração mostra que biodiversidade está representada em projetos de prospecção de produtos naturais, educação, mudanças climáticas, ciências sociais e saúde pública, com resultados importantes e de alto impacto tanto no meio acadêmico quanto na sociedade.
  5. BIOprospecTA – Participar de iniciativas na exploração racional e sustentada de recursos da biodiversidade brasileira, que incluem biodescoberta de produtos úteis para saúde humana e animal, cosméticos e outros produtos biotecnológicos.
  6. Parcerias Internacionais – o Programa BIOTA estabeleceu parcerias estratégicas com agências de fomento como a National Science Foundation/NSF-USA, através do Programa Dimensions of Biodiversity, o National Institute of Health/NIH-USA, e com o Natural Environmental Research Council/NERC-UK, através do Programa Human Modified Tropical Forests. As chamadas conjuntas, por exemplo, com a NSF/Dimensions of Biodiversity, ocorrem anualmente, com 4 grandes projetos temáticos já em andamento. Portanto, os pesquisadores com projetos vinculados ao Programa BIOTA podem participar destas chamadas conjuntas com agências do exterior, consolidando e ampliando parcerias com pesquisadores e instituições estrangeiras.
  7. Visibilidade – Com o Programa BIOTA-FAPESP a área de biodiversidade ganhou muita expressividade, em todos os níveis e áreas de atuação, incluindo inventários básicos de fauna e flora, taxonomia e sistemática, ecologia, biologia molecular, biodescoberta, impacto das mudanças climáticas, conservação dos recursos naturais e restauração. Participar do Programa BIOTA-FAPESP é atuar nesta importante iniciativa contribuindo para que a Biodiversidade mantenha-se como área prioritária na agenda de pesquisa e na agenda das agências de fomento à pesquisa do Estado de São Paulo e de todo o Brasil. Cabe destacar ainda que o Programa BIOTA-FAPESP dispõe também de um boletim eletrônico próprio, o Biota Highlights, que tem o propósito de divulgar os projetos em andamento, bem como outros assuntos relevantes para pesquisa em biodiversidade.