Scroll Top

Meio ambiente perde seu ícone

Vivian Zambon_Oxaea flavescens 2

Coordenadores do Programa Biota prestam homenagem ao Dr. Paulo Nogueira Neto.

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Dr. Paulo Nogueira Neto. Fonte: Wikipedia

Creio que os obituários hoje publicados cobriram de forma detalhada a vida deste grande pioneiro da política ambiental brasileira. Então queria destacar três aspectos não mencionados que considero da maior importância.

Nós biólogos devemos muito da regulamentação de nossa profissão a luta e esforço do Dr. Paulo Nogueira Neto na sua aprovação pelo Congresso Nacional em 1979. Primeiro presidente da Associação Paulista de Biólogos/APAB, o Dr. Paulo e seus companheiros lutaram por quase uma década para que finalmente a profissão fosse legalmente regulamentada, garantindo ao Biólogo uma vasta área de atuação profissional.

O segundo ponto que queria destacar refere-se ao apoio que o Dr. Paulo deu a criação do Programa BIOTA. Na fase de planejamento do Programa tive a oportunidade de discutir a proposta com ele, que com sua experiência e visão contribuiu para a formulação dos macro objetivos do Programa. O entusiasmo e o apoio dele estão explícitos no Prefácio da série Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século XX publicada nos primórdios do Programa BIOTA em 1999/2000.

Finalmente, o “Relatório Temático de Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos no Brasil”, lançado pela parceria entre a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES e a Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador/REBIPP no último dia 6 de fevereiro, não seria possível sem o trabalho pioneiro do Dr. Paulo no estudo das abelhas sem ferrão. Foi esta sua paixão pelas abelhas nativas que levou a formação da geração de especialistas envolvidos neste diagnóstico.

Em um momento tão crítico para o meio ambiente no Brasil, perdemos nosso ícone. Todos aqueles que trabalham em prol da conservação da natureza hoje estão de luto.

Coordenação Programa Biota