Scroll Top

No Rumo Certo

Por Mariana Cabral de Oliveira, Luciano Verdade, Carlos Joly e Paula Drummond de Castro

O Programa Biota FAPESP, ao longo dos seus 18 anos, tem enfrentado vários desafios. Um dos principais certamente tem sido integrar os distintos temas e abordagens utilizados para os estudos da biodiversidade pelos diferentes projetos que compõem o Programa.  Acreditamos que esta integração é um dos pontos mais fortes do Programa Biota e perseguimos este objetivo por meio de encontros e workshops, boletins informativos, homepage, lançamento de editais temáticos, mas o grande encontro, esperado por todos, é a nossa reunião trienal. Nesse encontro os projetos apresentam seus objetivos e resultados, os alunos e demais pesquisadores interagem e conhecem os outros projetos, e discussões sobre o Biota são feitas em conjunto com o comitê de coordenação do Programa. Todas essas atividades são acompanhadas pelo comitê externo de avaliação, que analisa o andamento do Programa como um todo e, ao final, propõe aprimoramentos para o Biota.

Chegamos a edição de nossa 9ª Reunião de Avaliação do Programa Biota. Foram cerca de 150 participantes, mais de 30 projetos apresentados e um comitê de avaliação de diferentes especialidades formado por pesquisadores de Portugal, Holanda, Estados Unidos, França e Canadá.

Entre as impressões gerais da avaliação do programa pelo comitê externo, chamou-lhes a atenção a excelente qualidade da pesquisa científica realizada no âmbito do Biota, comparável ou em alguns casos acima do que é feito de melhor na área em termos internacionais. A área de bioprospecção destacou-se pelo uso de técnicas avançadas e, sobretudo, focadas na obtenção de produtos. A pesquisa ambiental sobressaiu-se pelo conjunto de projetos maduros atuando na fronteira do conhecimento e buscando responder questões fundamentais sobre a biodiversidade no país, utilizando abordagens multidisciplinares.

O desempenho dos alunos na sessão de pôsteres e nas discussões e apresentações impressionou os avaliadores que destacaram a importância de apresentar e discutir os projetos de pesquisa com segurança e em língua estrangeira. Ainda, o investimento do Biota em divulgar suas pesquisas para um público não especializado através do Boletim Biota Highlights, Facebook e Twitter também foi reconhecido como um diferencial do programa.

Por fim, a reputação do Programa Biota foi destacada como uma marca valiosa, imputando credibilidade, confiança e respeito nos diálogos com elaboradores de políticas públicas e tomadores de decisão. O comitê de avaliação externa recomendou que o Biota utilize essa credibilidade para ampliar sua atuação na interface ciência-política.

Para nós, que trabalhamos sempre em conjunto com a comunidade de alunos, pesquisadores e a coordenação do Programa, a avaliação externa aponta que o Programa está no caminho certo e que vale a pena acreditar na ciência brasileira e no potencial de nossos pesquisadores. A FAPESP divide conosco todo o sucesso alcançado porque teve a ousadia de apostar na criação do Programa, contribuindo de forma decisiva para a concretização de uma proposta que, lá nos idos de 1998/99, parecia tão audaciosa que beirava a utopia.

Mariana Cabral de Oliveira é membro da Coordenação do Programa Biota/FAPESP desde de 2009. Professora da Universidade de São Paulo desde 1994.

Luciano Verdade é membro da Coordenação do Programa Biota/FAPESP desde de 2010. Professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), da Universidade de São Paulo (USP) desde 1998.

Carlos Joly é coordenador e um dos fundadores do Programa Biota/Fapesp. Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desde 1978.

Paula Drummond de Castro é editora do Boletim Biota Highlights desde 2013, Mestre e Doutora em Política Científica e Tecnológica (Unicamp 2004 e 2011) e Aluna de Jornalismo Científico.

(Clique na foto para ampliar)

Comitê Científico de Avaliação do Programa Biota/Fapesp em 2017. Da esquerda para Direita

David Newman (Canadá), Jerome Chave (França), Isabel Pinto (Portugal), Koos Biesmeijer (Holanda) e Raymond Andersen (EUA).

Equipe dos projetos liderados pelo Dr. Mauro Galetti (LaBiC/Unesp Rio Claro)

Coordenadores e representantes de projetos no encerramento da Reunião de Avaliação

Sessão de Pôsteres

A Reunião aconteceu em São Pedro, SP, no Hotel Fonte Colina Verde.

Equipe do projeto ECOFOR apresentando os resultados do projeto.

Dr. Célio Haddad apresentando o projeto “Diversidade e Conservação dos anfíbios brasileiro

A Reunião aconteceu em São Pedro, SP, no Hotel Fonte Colina Verde.

Equipe do NuBBE, apresentando os projetos do grupo liderado pela Dra. Vanderlan Bolzani