Scroll Top

Nota de pesar da coordenação do Biota/Fapesp pela morte do Prof. Sérgio Mascarenhas

Campinas, 02 de junnho de 2021

A Coordenação do Programa Biota lamenta com profunda tristeza a perda do grande cientista e homem extraordinário, o Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas.

Com muito brilho e paixão por tudo que fazia, o Prof. Sérgio deixou um grande legado, para a Ciência e a Tecnologia no Brasil, e continuará inspirando ainda muitos brasileiros. Dentre os incontáveis projetos que desenvolveu com sucesso, foi responsável pela criação de um Polo de Pesquisa Acadêmica e Tecnológica de altíssimo nível em São Carlos, SP. Deu uma enorme contribuição, junto com a Profa. Yvonne Mascarenhas, na criação da Escola de Engenharia de São Carlos, na década de 50. Juntamente com lideranças acadêmicas, políticas e empresariais, foi ainda um grande articulador das iniciativas que criaram a UFSCar e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, mudando o cenário científico, tecnológico e econômico de toda a região, atualmente um centro de alta tecnologia com vigor econômico reconhecido em todo o país.

Além de cientista talentoso e renomado mundialmente, era um ser humano altamente compromissado com os problemas econômicos e sociais que tanto penaliza grande contingente da sociedade brasileira.

Seu legado científico e tecnológico ficará vivo por gerações.

COORDENAÇÃO BIOTA-FAPESP
Alexander Turra
Carlos Alfredo Joly
Jean Paul Metzger
Simone Aparecida Vieira
Vanderlan da S. Bolzani