Scroll Top

Parceria entre Brasil e França apoiará dois projetos de síntese de conhecimento em biodiversidade neotropical

As instituições francesas CESAB/FRB (Centre for the Synthesis and Analysis of Biodiversity/Foundation for Research on Biodiversity) e Labex CEBA (Centre d’étude de la biodiversité amazonienne) e as brasileiras CNPq/SinBiose (Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do CNPq) e Programa Biota/Fapesp lançam nesse dia 10 de maio de 2021 a chamada conjunta Sinergia.

O objetivo do edital é o apoiar dois projetos inovadores de pesquisa em biodiversidade neotropical . Os projetos apresentados podem ser tanto na área das ciências naturais como das ciências sociais e humanas sendo que a proposta central deve ser o desenvolvimento da síntese de ideias e conceitos e / ou a análise de dados existentes.

A chamada é restrita apenas aos biomas terrestres e às ilhas tropicais da América do Sul, América Central e / ou Caribe e serão financiados por um período de três anos. Devem ser coordenados conjuntamente por dois pesquisadores, sendo um filiado a um instituto de pesquisa francês e outro a um laboratório no estado de São Paulo. A equipe total de cada projeto pode ser composta por até 10 especialistas no total.

Cronograma:

  • 30 de julho de 2021 – Prazo para envio de pré-propostas
  • 30 de setembro de 2021 – Pré-seleção
  • 10 de dezembro de 2021 – Data limite para apresentação de propostas completas.
  • A seleção final será anunciada em meados de março de 2022; o início dos projetos está previsto para meados de outubro de 2022.

Mais detalhes em: https://fapesp.br/14906/chamada-de-propostas-conjuntas-fapesp-biota-frb-cesab-e-sinbiose-cnpq-labex-ceba-2021

Ou: https://www.fondationbiodiversite.fr/wp-content/uploads/2021/05/FranceBrazil_jointcall_EN.pdf