Scroll Top

Programa Biota é parceiro de nova plataforma de jornalismo voltada para políticas públicas

Acaba de ser lançada a Plataforma Nexo Políticas Públicas em parceria com alguns dos principais centros de pesquisa do país e do mundo. E o Programa Biota faz parte dessa iniciativa!

A proposta da Plataforma é trabalhar com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento apresentado em formatos inovadores e uma linguagem clara. O foco são os temas estruturais para o país e que têm interface com a formulação de políticas públicas.

O acesso ao conteúdo é livre. Todos os meses pesquisadores do Biota partilharão seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

https://pp.nexojornal.com.br/parceiros/BIOTA__FAPESP/

Neste mês de estreia, contamos com a contribuição do Professor Thomas Lewinsohn (IB/Unicamp) num texto que procura explicar o que é a biodiversidade em 8 pontos: O que é biodiversidade em termos concretos? Qual é a dimensão da biodiversidade do mundo, e do Brasil? Como estimar o que ainda não conhecemos? Essa e outras questões estão no texto completo “A biodiversidade explicada em 8 pontos”.

Também neste mês, o inventário de vírus de plantas realizado pelo Professor Elliot Kitajima (ESALQ/USP) foi o foco da matéria “O estudo que mapeou os vírus que atacam plantas no país“. O inventário listou mais de 200 patógenos que infectaram espécies vegetais entre 1926 e 2018 e foi publicado na revista Biota Neotropica em maio deste ano de 2020.

A Coluna de opinião, que será publicada mensalmente e assinada por diferentes pesquisadores ligados ao Programa Biota, foi de autoria do Professor Carlos Joly (IB/Unicamp) e discorre sobre a importância do conhecimento sobre a conservação da biodiversidade e seus serviços para as estratégias para reiniciar a economia após a covid-19 com foco na redução dos riscos de novas pandemias.

Além disso, todos os meses teremos a divulgação de alguma tese de doutorado ou dissertação de mestrado para a sessão “Acadêmico” da Plataforma. Neste mês, contamos com a colaboração da Pesquisadora Camila Alvez Islas (IIS) explicando sua tese “Fatores influenciando mamíferos em paisagens rurais: contribuições para o manejo”.

Foto: Carlos Carreno/Leila Valduga /kampee patisena – NEXO Políticas Públicas