Os anos 2021 a 2030 foram escolhidos como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável pela Organização das Nações Unidas. A proposta central da iniciativa é reunir cientistas, gestores, políticos e sociedades para a proteção do oceano. A iniciativa é orientada para o desenvolvimento sustentável, assim, o conhecimento gerado tem também como meta a melhoria da qualidade social, ambiental, econômica e cultural de todos.
“A ciência que precisamos para o oceano que queremos” é a frase chave que traduz esse movimento de produção de conhecimento de forma articulada e integrada com todos os segmentos da sociedade.
A Década da Ciência Oceânica busca, como resultado, um oceano:
- limpo;
- saudável e resiliente;
- previsível;
- seguro;
- sustentável e produtivo;
- transparente e acessível;
- conhecido e valorizado por todos.
O objetivo do dossiê publicado na Ciência e Cultura é compartilhar o conhecimento sobre as ações em curso para a Década da Ciência Oceânica e convidar todos os interessados a participarem desse processo. As temáticas abordadas são: os desafios para a produção do conhecimento, a cooperação internacional, a importância da divulgação científica, as conexões entre oceano, ciência e sociedade, os potenciais sociais e econômicos da ciência oceânica e a importância da participação da sociedade na co-produção de conhecimentos sobre o oceano.
Acesse essa edição completa aqui.
Todas as edições da revista podem ser acessadas no Scielo: https://cienciaecultura.bvs.br