Scroll Top

Coleção didática da UNESP, Rio Claro: uma história de mais de 60 anos destruída pelas chamas

Coleção didática da Unesp de Rio Claro destruída pelo fogo.
Foto: Célio Haddad

A nota abaixo, redigida pelo Professor Célio F. B. Haddad, pesquisador da UNESP de Rio Claro, reflete o grande impacto do incêndio ocorrido no Instituto de Biociências da instituição, no último dia 31 de agosto de 2022. Célio Haddad já foi membro da Coordenação do Programa Biota/Fapesp e atualmente  participa da Coordenação da Área Bio I da Biologia da FAPESP.

Nós da Coordenação do Biota nos solidarizamos com nossos colegas de Rio Claro que contribuíram de forma significativa para o Programa e que vão necessitar da ajuda de todos para, ainda que parcialmente, reconstruir a coleção didática de zoologia, essencial na formação de novos profissionais de alta qualidade, com é a tradição do IB UNESP Rio Claro.

Coordenação do Programa Biota/Fapesp: Jean Paul Metzger, Carlos Joly, Simone Vieira, Letícia Lotufo, Alexander Turra, Gabriela DiGiulio.

Coleção didática da UNESP, Rio Claro: uma história de mais de 60 anos destruída pelas chamas

O dia 31 de agosto ficará marcado na memória da comunidade que frequenta a UNESP, Campus de Rio Claro, pelas quatro horas de agonia em que assistimos às chamas consumirem um dos mais ricos patrimônios didáticos da Universidade. Um incêndio, aparentemente causado por um curto-circuito na rede elétrica do prédio central do Instituto de Biociências, consumiu a coleção didática de zoologia no piso térreo, bem como laboratórios científicos e salas de docentes no piso superior, destruindo e interrompendo pesquisas e, também, materiais biológicos únicos que estavam sendo estudados por pós-graduandos e professores. O rico acervo era formado por coleções de diferentes grupos zoológicos, desde os invertebrados até os vertebrados. Animais raros e até extintos compunham a coleção, que ajudava na conscientização do estudante sobre a degradação ambiental e crise biótica enfrentada pelo planeta.

Incêndio no Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro.
Foto: Patrícia Morellato

No acervo, destacava-se a “coleção de Nápoles”, que havia sido comprada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro e que, com a incorporação desta faculdade à UNESP, passou a compor a coleção didática da Universidade Estadual Paulista. A coleção de Nápoles, importada da Itália, continha exemplares da fauna do Mar Mediterrâneo, primorosamente preparados com o intuito de ensinar. Também foi quase integralmente consumido pelas chamas um antigo laminário que permitia ao aluno o estudo microscópico dos detalhes anatômicos dos diferentes grupos zoológicos.

Nos últimos 62 anos, milhares de estudantes dos cursos de graduação em História Natural, Ciências Biológicas e Ecologia, formados pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e depois UNESP de Rio Claro, aprenderam zoologia através desse acervo didático. O Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro, está aceitando doações de exemplares que possam ser cedidos por instituições que disponham de material para essa finalidade.

Célio F. B. Haddad,

Professor de Zoologia dos Vertebrados do I.B., UNESP, Rio Claro

e-mail para contato: celio.haddad@unesp.br