Scroll Top

Revista Biota Neotropica homenageia os 60 anos da FAPESP em número especial

Em comemoração aos 60 anos da FAPESP a Revista Biota Neotropica, publicada pelo Programa Biota/Fapesp, reúne artigos que analisam a contribuição da Fundação para a área de pesquisa em conservação, uso sustentável e restauração da biodiversidade. O número especial contará com 20 artigos originais que serão publicados ao longo do segundo semestre de 2022, sendo que 10 deles já se encontram disponíveis na página da revista (https://www.biotaneotropica.org.br) e do SciELO (https://www.scielo.br/j/bn/ ).

Segundo o editor chefe da revista, Carlos Joly (IB/Unicamp), a proposta é destacar os avanços no conhecimento científico desde 1962 (data de fundação da Fapesp), “creio que esta é uma excelente oportunidade de sintetizarmos a enorme contribuição dada pela Fapesp para a grande área temática que a caracterização, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade abrange. Evidentemente, destaque é dado aos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Biota, de 1999 até o presente”.

“Além das áreas básicas de pesquisa, tais como taxonomia, sistemática, filogenia e história natural, o apoio a longo prazo da FAPESP permitiu que nossa ciência florescesse em vários outros subcampos, incluindo biogeografia, filogeografia, genética populacional, filogenética comunitária, evolução de traços e ecologia de doenças” reforçam Célio Haddad (Unesp/Rio Claro) e colaboradores, ao analisar o estado da arte do conhecimento sobre anfíbios no país. Os autores destacam, ainda, que o conhecimento da diversidade de anfíbios no estado de São Paulo em torno do final da década de 1990 era limitado a cerca de 180 espécies e nos anos 2000 passou a 240. O aumento de mais de 30% em cerca de uma década foi possível graças ao uso generalizado de novas técnicas (particularmente o sequenciamento de DNA).

Além das análises do conhecimento gerado nos últimos anos com foco diferentes grupos taxonômicos, há uma diversidade de outros tópicos tratados dos artigos, o que reflete amplitude da temática.

Os desafios da aproximação da ciência com as políticas públicas são analisados a partir da experiência apoiar a implementação do Novo Código Florestal no Estado de São Paulo por Kaline de Mello (Esalq/USP) e colaboradores: “as lições aprendidas mostraram que mesmo concebendo o projeto de forma a atender as necessidades de apoio à implementação da política ambiental, evitando dificuldades normalmente apontadas por projetos semelhantes, houve uma grande dificuldade para que contribuições científicas fossem adotadas no processo decisório”, ressaltam os pesquisadores.

As coleções biológicas são outro foco de atenção desse número especial. O apoio dado pela FAPESP ao desenvolvimento das coleções biológicas do Estado de São Paulo se deu tanto na formação das coleções, com o financiamento de projetos cujas coletas formaram a maior parte destes acervos, como no apoio à infraestrutura, modernização das instalações e digitalização das coleções. “O apoio financeiro às instituições paulistas extravasa os limites do estado, visto que muitas pesquisas abordam áreas mais abrangentes e/ou estabelecem parcerias diversas com outras instituições não paulistas. Isso se reflete inclusive na abrangência taxonômica e geográfica das coleções biológicas do Estado, uma vez que estas mantêm espécimes/espécies de diferentes regiões do país, ou mesmo de outros países”, ressaltam Michela Borges e colaboradores.

Outros artigos exploram, ainda, variadas linhas de pesquisa dentro da área da biodiversidade (como a diversidade de interações, os ciclos biogeoquímicos e a educação), os diferentes ambientes (terrestres, dulciaquícolas e marinhos), a estrutura e o funcionamento de ecossistemas e paisagens, além de abordagens para o uso sustentável da biodiversidade, dos conhecimentos tradicionais à bioprospecção.

Sobre os artigos

O artigo “Estudos de biodiversidade marinha e costeira, 60 anos de financiamento à pesquisa da FAPESP, o que aprendemos e desafios futuros” analisa os 320 projetos relacionados à biodiversidade marinha financiados pela FAPESP entre 1962 a 2021. O trabalho “ A importância dos estudos etnoecológicos para a conservação e uso sustentável da biodiversidade: uma análise crítica das seis décadas de apoio pela FAPESP” segue o mesmo caminho avaliando 76 projetos e 21 eventos financiados pela Fapesp na área.

Outros três artigos “Bioprospecção como estratégia para a conservação e uso sustentável da Flora Brasileira”, “Bioprospecção de macroalgas, invertebrados marinhos e terrestres e microbiota associada” e “Microrganismos: os agentes secretos da biosfera, e seus papéis determinantes na biotecnologia” seguem este mesmo tipo de análise. Desta forma, este número especial resgata o histórico da importância da FAPESP tanto nas áreas de Botânica, Zoologia e Ecologia, embrião dos estudos em biodiversidade, como no desenvolvimento da química de produtos naturais, base da bioprospecção e do BIOprospecTA (a Rede Biota de Bioprospecção e Bioensaios).

Já o artigo “Pesquisa em educação e comunicação em ciências: contribuições do programa Biota-Fapesp para a educação em biodiversidade” além de fazer esta análise histórica traz, ainda, propostas da comunidade de pesquisadores para o incentivo à pesquisa na temática discutidas no ciclo de seminários em comemoração aos 20 anos do Programa. Caminho também percorrido para a área de saúde e a incidência de doenças associadas ao desmatamento e mudanças climáticas no artigo “Biodiversidade e a interface com a saúde pública”.

Há ainda, artigos que trazem sínteses do conhecimento atual sobre determinados grupos de organismos: “A contribuição do Programa BIOTA/FAPESP para o avanço no conhecimento dos invertebrados terrestres”, “Dos genes aos ecossistemas: uma síntese para a biodiversidade de anfíbios no Brasil” e “Mamíferos do Estado de São Paulo: diversidade, distribuição, ecologia e conservação”. O mesmo tipo de mapeamento, com foco nas contribuições para a construção dos conhecimentos de processos é feito nos artigos, “Das interações inseto-planta a redes ecológicas”, A multidisciplinary framework for biodiversity prediction in the Brazilian Atlantic Forest hotspot e “A coevolução da vida e os ciclos biogeoquímicos em nosso planeta”, este último traz uma análise acerca da interferência humana nos ciclos biogeoquímicos. O artigo com foco na Mata Atlântica mostra também a importância das colaborações internacionais, porque é o resultado da parceria entre o Programa BIOTA da FAPESP e o Programa Dimensions of Biodiversity da National Science Foundation norte americana.

Uma das características marcantes do BIOTA é a aproximação com o setor púbico no sentido de gerar subsídios para o aperfeiçoamento ou criação de políticas públicas na área de atuação do Programa. Um exemplo é apresentado no artigo “Ciência e implementação de política ambiental: o caso do Código Florestal no Estado de São Paulo, Brasil”, que trata do desafio de aplicar a ciência no estabelecimento de políticas ambientais, especificamente na implementação do Novo Código Florestal no Estado de São Paulo a partir de uma interação participativa entre todas partes interessadas.

Os artigos “Herbários do Estado de São Paulo” e “Organismos planctônicos e bentônicos marinhos: um oceano de diversidade nas coleções do Estado de São Paulo”, descrevem a situação atual dos acervos das coleções biológicas nas respectivas áreas, destacando o apoio dado pela FAPESP ao desenvolvimento e modernização das instalações físicas, além da digitalização das respectivas coleções.

No início do Programa Biota, o Projeto SpeciesLink, apoiou a digitalização do acervo de coleções, e o estabeleceu uma rede de acesso público interligando toda informação sobre a biodiversidade pretérita, de 12 coleções paulistas. Dada a sua importância a rede SpeciesLink ganhou vida própria com financiamentos de várias fontes, cresceu se tornou a mais importante rede de dados da biodiversidade brasileira com mais de 15 milhões de registros de dados primários de biodiversidade. Esta história é contada em detalhes no artigo “speciesLink: dados valiosos e ferramentas inovadoras para avaliações digitais da biodiversidade

 

Notícia divulgada em parceria com a Agência Fapesp – https://agencia.fapesp.br/edicao-especial-da-revista-ibiota-neotropica-i-homenageia-os-60-anos-da-fapesp/39534/