Scroll Top

Bioeconomia e Bioprospecção são os temas de julho no Nexo Políticas Públicas

Inaugurada em junho de 2020, a  Plataforma Nexo Políticas Públicas trabalha com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento em interface com a formulação de políticas públicas. O acesso ao conteúdo é livre e todos os meses pesquisadores do Biota partilharão seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

Neste mês de julho de 2020, a Bioeconomia e a Bioprospecção foram os temas de destaque.

Um breve glossário sobre Bioprospecção  com as principais noções sobre a temática foi elaborado para auxiliar os leitores no acompanhamento das discussões.

A Coluna de Opinião escrita por Norberto Peporine Lopes e Vanderlan da Silva Bolzani aborda os caminhos e desafios da Bioprospecção no Brasil, argumentando sobre as possibilidades para o país pode se tornar liderança mundial num cenário em que a bioeconomia é cada dia mais recorrente.

A jornalista Mariana Vick entrevista a pesquisadora Vanderlan da Silva Bolzani sobre o conceito de Bioeconomia e o artigo, recém publicado, que avalia o investimento brasileiro na produção de itens que derivam de substâncias naturais e têm alto valor agregado, como remédios, por exemplo.

E a pesquisadora Marilia Valli apresenta sua tese de doutorado defendida no Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista) que aborda a organização das informações geradas em estudos da química de produtos naturais e sua influência no planejamento de fármacos, na pesquisa de química medicinal, na ecologia química e quimiotaxonomia. Para isso, a pesquisa construiu um banco de dados, disponibilizado on-line, que detém 2.223 estruturas de produtos naturais, além de informações químicas, espectrais, biológicas, espectroscópicas, taxonômicas, geográficas e farmacológicas integradas.