Scroll Top

BIOTA Transformação – chamada de propostas

A data final para inscrições de pré-propostas é o dia 15 de maio de 2023.

“Transformação 2023 – promovendo transições para sustentabilidade” é o título escolhido para a primeira chamada de propostas do Programa Biota/Fapesp em 2023. A proposta, prevista no Plano Estratégico do Programa Biota/Fapesp, baseia-se na colaboração entre ciência-política-sociedade e no estímulo a abordagens transdisciplinares para lidar com os desafios da atualidade.

O objetivo central é apoiar projetos de pesquisa que baseados em processos de coprodução do conhecimento, isto é, na interação entre pesquisadores e pessoas de fora do ambiente acadêmico (como lideranças políticas e sociais, por exemplo). E, partir desses processos, contribuir para a expansão do conhecimento transdisciplinar sobre o papel da biodiversidade na transição para a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos.

Alguns eixos foram escolhidos para este apoio:

a. Pesquisa sobre papel da biodiversidade para transições sustentáveis: Produção de conhecimento sobre o papel da biodiversidade para transições sustentáveis, considerando diferentes ambientes (e.g. rurais, urbanos, costeiros, oceânicos) ou sistemas (e.g. de produção agrícola, pesqueira, florestais), com foco na ampliação da capacidade de comunidades e organizações (públicas e privadas) de gerenciar, monitorar, proteger, restaurar e utilizar sustentavelmente a biodiversidade;

b. Pesquisa em governança socioambiental: Aprimoramento das bases teóricas e práticas da governança socioambiental;

c. Pesquisa em sistemas adaptativos complexos: Produção de conhecimento sobre sistemas adaptativos complexos em diferentes setores da sociedade, na perspectiva de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a transição para a saúde única, além de outras agendas nacionais e internacionais;

d. Pesquisa em desenho e avaliação de cenários socioambientais: Desenho de cenários e avaliação de suas consequências na sociedade e no ambiente, assim como das potencialidades e desafios de diferentes medidas mitigadoras e de adaptação;

e. Pesquisa em experimentação e proposição de estratégias de coprodução do conhecimento: Com enfoque sobre as características, desafios e consequências da crise da biodiversidade e crise climática, e sobre a efetividade de ações para lidar com essas crises.

Os itens considerados essenciais na composição dos projetos são:

a) Co-construção: as propostas devem explicitar como diferentes atores serão envolvidos na identificação e priorização dos problemas e na formulação da pergunta de pesquisa;

b) Transdisciplinaridade: as equipes de pesquisa deverão ser compostas por atores acadêmicos e não-acadêmicos, a fim de promover um processo de aprendizado mútuo no desenvolvimento da pesquisa e na proposição de soluções, políticas e implementação de ações. O papel de cada membro da equipe deve ser explicitado com clareza.

c) Inovação: as propostas devem focar em temas, iniciativas e/ou objetos ainda pouco explorados (i.e, lacunas de conhecimento ou de práticas).

d) Impactos: as propostas devem propor indicadores que possam demonstrar como os resultados da pesquisa vão impactar e transformar a realidade local ou solucionar um determinado problema, e de que forma esses benefícios se manterão para além do período de duração do projeto.

e) Recursos humanos: as propostas devem demonstrar esforços de ampliação da capacidade de comunidades e organizações (públicas e privadas) de gerenciar, monitorar, proteger, restaurar e utilizar sustentavelmente a biodiversidade.

f) Comunicação: as propostas devem conter um sucinto plano de comunicação científica do projeto, destacando esforços de divulgação das informações obtidas para os diferentes atores envolvidos, prevendo momentos de validação dos resultados, com discussões abertas, e aplicabilidade e relevância da pesquisa realizada.

As pré-propostas podem ser enviadas até 15 de maio de 2023, o resultado de enquadramento das propostas ocorrerá até 16 de junho, a subimissão das propostas completas até 01 de setembro e o resultado final será divulgado a partir de fevereiro de 2024.

 

Questões sobre a Chamada de Propostas de Pesquisa devem ser enviadas por e-mail para biota@fapesp.br

Os detalhes da chamada estão disponíveis no site da Fapesp: https://fapesp.br/15908/chamada-de-propostas-biota-fapesp-transformacao