Scroll Top

Das relações entre saúde e biodiversidade

Inaugurada em junho de 2020, a  Plataforma Nexo Políticas Públicas trabalha com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento em interface com a formulação de políticas públicas. O acesso ao conteúdo é livre e todos os meses pesquisadores do Programa Biota partilham seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

Imagem: Plataforma Nexo Políticas Públicas

Ao longo do mês de setembro de 2020 a equipe liderada pelo Professor Gabriel Zorello Laporta (Centro Universitário Saúde ABC da Fundação do ABC, Santo André, SP, Brasil) escreveu sobre as relações entre saúde e biodiversidade.

Como o desmatamento pode influenciar a malária na Amazônia traz os resultados da tese de Meyrecler Aglair de Oliveira Padilha sobre os processos associados ao declínio do fardo da malária e o paradoxo da perda de floresta amazônica. A tese investigou a relação entre o desmatamento na Amazônia e a incidência de malária na região, que hoje concentra mais de 99% dos casos da infecção no Brasil.

Gabriel Laporta e Paula Ribeiro Prist apresentam A relação entre zoonoses e o meio ambiente em 6 pontos. Qual a relação entre florestas e doenças? Como áreas verdes das cidades podem influenciar o risco de infecções? Qual a hipótese para o surgimento do novo coronavírus? São algumas das questões respondidas neste texto.

A importância da  Causalidade em Saúde , isto é, as relações de causa e efeito em saúde, são apresentadas no texto de Gabriel Laporta, que traz uma evolução dos modelos propostos por médicos e cientistas e seus impactos na forma de compreender e tratar a saúde e a doença ao longo dos séculos.

E no artigo de opinião A covid-19 e a transgressão de limites planetários, Gabriel Laporta, Amy Y. Vittor e Maria Anice Mureb Sallum analisam como a redução dos habitats nas florestas pode ter favorecido transbordamento do novo coronavírus dos animais para as pessoas. Crise de saúde mostra que há fronteiras para a estabilidade do sistema terrestre.