Scroll Top

Homenagem a Thomas Lovejoy

por Carlos Alfredo Joly

O biólogo Thomas Lovejoy chegou à Amazonia para desenvolver o seu doutorado em 1965 e, desde então, apesar de residir em Washington (EUA), sua segunda casa era nossa gigantesca floresta tropical. Tornou-se um dos mais importantes defensores da Amazônia, falando com propriedade sobre as crescentes ameaças que a floresta vem sofrendo.

Lovejoy em palestra em São Paulo no Dia da Biodiversidade em 2010, a convite do Programa Biota/Fapesp. Foto: Revista Pesquisa Fapesp

Do ponto de vista conceitual, talvez sua maior contribuição tenha sido a criação do termo diversidade biológica em 1980, posteriormente transformado em biodiversidade, em uma reunião da National Research Council & National Academy of Science (NRC/NAS) e Smithsonian Institution em 1985, e popularizada por Edward Wilson em 1988.

Do ponto de vista da pesquisa, sem dúvida sua maior contribuição foi o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, iniciado em 1979 e que continua em andamento até hoje. Foi este projeto que gerou direta ou indiretamente quase todo conhecimento que temos sobre a dinâmica e as possibilidades de manejo da Florestal da Amazônia.

Do ponto de vista da política internacional de proteção da natureza, Lovejoy é considerado um dos pais da Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada durante a RIO-92 e, por consequência dos Protocolos de Cartagena e de Nagoya. Além disso, ao longo da vida articulou fundos de conservação que envolveram não só instituições oficiais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o GEF, mas também fundações privadas.

Do ponto de vista pessoal perdemos um grande amigo, um incurável otimista que auxiliou tantas instituições e organizações não governamentais, apadrinhou o Programa Biota/Fapesp no seu nascimento em 1999 e continuou nos estimulando por mais de 20 anos.

Hoje a biodiversidade mundial está de luto. Perdemos um de nossos mais valentes guerreiros, mas os filhos e filhas deste prodigioso defensor da natureza, darão continuidade à sua luta.