Scroll Top

Naércio Aquino Menezes fala sobre o Programa Biota

Convidamos os pesquisadores que ajudaram a criar e ampliar o BIOTA para comemorar o aniversário de 20 anos relembrando as principais contribuições do Programa para a caracterização, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade.

No primeiro vídeo da série o convidado especial é o Professor Naércio de Aquino Menezes, do Museu de Zoologia da USP.

Entre 1996 e 1998, Professor Naércio era um dos Membro da Coordenação da Área de Ciências Biológicas da Fapesp e teve papel crucial na criação do Programa Biota. Ele ajudou a coordenar a primeira reunião de pesquisadores no Auditório da FAPESP em 8 de Abril de 1996, quando de forma unânime, os presentes concluíram que era necessário a FAPESP organizar a área de pesquisa em biodiversidade. Dessa reunião nasceu o grupo BIOTASP que, entre 1996 e 1999, articulou a comunidade científica da área para a criação oficial do Programa Biota.

E foi membro da Coordenação entre 1999 e 2006. Ajudou a planejar a série “Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século XX” e, depois, na produção da síntese que resultou no livro Diretrizes para a Conservação e Restauração da Biodiversidade do Estado de São Paulo e o mapa de áreas prioritárias, depois adotado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.