Scroll Top

Natureza, sociedade e eleições

Inaugurada em junho de 2020, a  Plataforma Nexo Políticas Públicas trabalha com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento em interface com a formulação de políticas públicas. O acesso ao conteúdo é livre e todos os meses pesquisadores do Programa Biota partilham seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

Para finalizar o ano de 2020, quatro novos textos foram publicados durante o mês de dezembro trazendo análises de aspectos relacionados à relação entre natureza e sociedade.

Imagem: Plataforma Nexo Políticas Públicas

O pesquisador Jean Paul Metzger (IB/UPS) escreve sobre desconexão, reconexão e integração com a natureza. Para o pesquisador, os valores morais relacionais sugerem que não há oposição entre sociedade e demais espécies e que humanos devem ‘viver em harmonia’ com o entorno. Redução do contato com o meio ambiente durante a pandemia pode nos fazer reavaliar o quanto o valorizamos.

A pesquisadora Patrícia Ruggiero (IB/USP) traz os resultados de uma pesquisa que mostrou que corte de florestas em municípios da Mata Atlântica foi maior em anos eleitorais. Mecanismos que ligam as eleições ao desmatamento são os objetos dessa investigação.

Os benefícios que a natureza traz para a sociedade são abordados em 7 diferentes pontos por Camila Hohlenwerger (IB/USP). O que são serviços ecossistêmicos? Como eles influenciam a oferta de água e de alimentos? Qual o impacto de florestas e áreas verdes para o bem-estar humano? São algumas das questões abordadas.

E uma análise sobre como manter as florestas beneficia o controle natural de pragas agrícolas é o tema do texto de Andrea Larissa Boesing (IB/USP).