Scroll Top

Biodiversidade, diversidade animal, peixes ameaçados

Inaugurada em junho de 2020, a  Plataforma Nexo Políticas Públicas trabalha com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento em interface com a formulação de políticas públicas. O acesso ao conteúdo é livre e todos os meses pesquisadores do Programa Biota partilham seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

imagem: Nexo Políticas Públicas

Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, as contribuições giraram em torno de questões relacionadas às pesquisas sobre a diversidade de animais.

O pesquisador Célio Haddad (UNESP/Rio Claro) escreve sobre o impacto do financiamento à ciência no conhecimento dos animais e em como o Programa BIOTA/FAPESP ampliou a visão sobre a biodiversidade de São Paulo e do Brasil. Mariana Lyra fala sobre a importância de políticas de manutenção de coleções biológicas e o professor da USP Ribeirão Preto,  Ricardo Macedo Corrêa e Castro explica quais são os peixes de água doce mais ameaçados no Brasil. Já a pesquisadora Mariana Bissoli de Moraes apresenta as características biológicas e os aspectos da história natural de nove espécies de Glandulocaudini, um grupo de peixes inseminadores de água doce conhecidos pelo comportamento reprodutivo complexo.

Também nesse período, foram publicados dois Glossários: um sobre Biodiversidade, procurando responder a questões básicas da área como o que é diversidade biológica, o que é um ecossistema e quais são os países megadiversos. E outro sobre conceitos essenciais para o estudo da diversidade de animais, como o que são espécies bioindicadoras, o que é desconexão de habitats e como cientistas usam DNA ambiental em seu trabalho.