Biota Empreendedorismo – Plano Estratégico de Ação do Programa Biota/Fapesp

Biota Empreendedorismo

O empreendedorismo é entendido como a capacidade de identificar e desenvolver soluções inovadoras para determinados problemas e oportunidades para a transformação da sociedade, sendo essa a base para a criação de novos negócios, empresas ou abordagens socioambientais. As iniciativas de empreendedorismo a partir da biodiversidade podem ser consideradas tímidas, quando comparadas à inestimável riqueza de recursos biológicos (ex. genéticos, biomassa) e serviços ecossistêmicos associadas aos biomas Brasileiros. O Brasil é um país altamente privilegiado quanto à diversidade de espécies, ecossistemas, biomas e regiões hidrográficas.

Desde 2003, o Programa Biota já tinha identificado a importância de fomentar projetos para a caracterização química da biodiversidade do estado de São Paulo, resultando então na criação do subprograma BIOprospecTA. As metas iniciais deste subprograma eram focadas na busca por compostos biologicamente ativos da biodiversidade do estado de São Paulo para futuras investigações farmacológicas e toxicológicas. Hoje, as oportunidades de inovação a partir da biodiversidade se ampliaram, mas ainda são sub-exploradas.

O potencial de desenvolvimento de bioprodutos de alto valor agregado, assim como do uso de serviços ecossistêmicos promovendo restauração ecológica e sustentando soluções baseadas na natureza, é enorme. Abordagens de empreendedorismo e inovação com base na biodiversidade incluem oportunidades de negócios e avanços nas estratégias de monitoramento ambiental (ex., equipamentos, sensores, plataformas), técnicas de manejo e ações de educação e comunicação. Além disso, sempre que possível, essas ações devem envolver o conhecimento dos povos indígenas e comunidades tradicionais, além da perspectiva do compartilhamento equitativo dos benefícios derivados da natureza. Esse conjunto de iniciativas pode aumentar a resiliência de ambientes terrestres e aquáticos e fomentar o desenvolvimento de uma economia sustentável, ressaltando ao mesmo tempo a importância da biodiversidade e de sua conservação.

Objetivo Principal

Promover, incentivar, identificar oportunidades de inovação em bioprodutos e serviços ecossistêmicos.

Desafios a serem superados
  • Facilitação do desenvolvimento tecnológico e de sua transferência, visando a inovação com base na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos;
  • Fomento à parceria de pesquisadores e empresas voltadas para o uso sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos;
  • Estímulo à criação de pequenas empresas (startups) voltadas para o desenvolvimento responsável de bioprodutos e a utilização sustentável dos serviços ecossistêmicos;
  • Promoção do desenvolvimento de tecnologia voltada ao monitoramento e manejo ambiental e a promoção de estratégias de conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos dentro da perspectiva do empreendedorismo socioambiental;
  • Incentivo ao desenvolvimento de bioprodutos baseados em cadeias produtivas que promovam a inclusão social.
Ações
  • Divulgar experiências de empreendedorismo com ativos da biodiversidade, aproximando jovens empreendedores, pesquisadores e grandes empresas;
  • Estimular projetos de inovação no âmbito do Programa Biota;
  • Articular parcerias entre os diferentes setores na cadeia de inovação;
  • Promover a cultura do empreendedorismo na formação de recursos humanos.
Metas
  • Promover a cada 2-3 anos pelo menos uma Chamada junto com os programas PIPE, PIPE-TC ou PITE voltada à inovação com ativos da biodiversidade;
  • Atrair pelo menos 2 projetos por Chamada Biota Empreendedorismo de jovens pesquisadores empreendedores nas áreas relacionadas à restauração ecológica, uso de serviços ecossistêmicos, soluções baseadas na natureza ou uso sustentável da biodiversidade;
  • Estabelecer pelo menos 2 parcerias com agências de fomento ou apoio a empresas, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para o cofinanciamento ou coconstrução de Chamadas Biota Empreendedorismo;
  • Estabelecer pelo menos uma parceria com grandes empresas para lançamento de chamadas PITE.

 

Para mais informações, acesse o Plano Biota 2030 completo.

 

Principais objetivos, ações e metas de cada um dos cinco eixos temáticos do Biota 2030