Scroll Top

Publicação – Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros – ReBentos

O E-Book é fruto do trabalho da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos), vinculada à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede CLIMA e ao INCT- Mudanças Climáticas.

Com a participação de cerca de 100 autores pesquisadores brasileiros, o livro apresenta propostas metodológicas para o monitoramento contínuo e de longo prazo em ecossistemas bentônicos existentes na costa brasileira.

Dado que essa é uma proposta de  longo prazo que deverá ser executada pelo maior número de grupos de pesquisa, cobrindo de forma mais completa possível toda a variação latitudinal da costa, os métodos apresentados foram definidos buscando-se presteza, simplicidade dos procedimentos e baixo custo, favorecendo sua ampla aplicação.

Protocolos para o Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros – Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros – ReBentos. Organizadores: Alexander Turra e Márcia Regina Denadai. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 2015.  258p.: il. ISBN (e-book): 978-85-98729-25-1