Scroll Top

Pesquisa participante e Ciência Cidadã na Plataforma Nexo

Em setembro de 2022 mais dois materiais produzidos por pesquisadores do Programa Biota foram disponibilizados na Plataforma Nexo Políticas Públicas. Inaugurada em junho de 2020, a  Plataforma Nexo Políticas Públicas trabalha com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento em interface com a formulação de políticas públicas. O acesso ao conteúdo é livre e todos os meses pesquisadores do Biota partilharão seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

Rosana Louro Ferreira Silva e Denise de La Corte Bacci indicam cinco livros essenciais para  se pensar a Pesquisa Participante para a conservação da bio e da geodiversidade.  Para as pesquisadoras, muitas propostas de pesquisa têm procurado paradigmas de uma maior conexão com os diferentes atores sociais, como gestores e monitores ambientais, indígenas, quilombolas, caiçaras, pescadores, professores, alunos, etc, buscando formas de co-produção de conhecimentos e diálogo de saberes, particularmente sobre a conservação da biodiversidade e processos educativos à ela associados. Neste sentido, algumas abordagens de pesquisa participante, e abordagens correlatas, passam a ganhar centralidade no debate para uma governança ambiental compartilhada.

Vanessa Puerta Veruli e Natalia Pirani Ghilardi-Lopes escrevem sobre as Trilhas a serem percorridas pela ciência cidadã em unidades de conservação , e refletem sobre como projetos elaborados nesses espaços permitem democratizar o conhecimento, promover a educação científica e estimular o pertencimento às áreas protegidas.

Todas as pesquisadoras envolvidas participam de projetos vinculados ao edital Conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade em Unidades de Conservação, em parceria com a Fundação Florestal.