Scroll Top

Programa BIOTA lança chamada “Descobertas e Coleções”

Serão apoiadas pesquisas voltadas à geração e manutenção da biodiversidade e de seus serviços ecossistêmicos

O programa BIOTA-FAPESP, no intuito de implementar seu Plano Estratégico para os próximos oito anos – como balizado pelo documento BIOTA 2030 – lança a chamada de propostas “Descobertas e Coleções”, em referência a dois dos cinco eixos em torno dos quais o plano se estrutura – os outros são “Síntese”, “Transformação” e “Empreendedorismo”.

O BIOTA 2030 foi elaborado com participação da comunidade acadêmica, por meio de consulta pública e de debates promovidos pelo BIOTA acerca dos resultados das pesquisas financiadas pelo programa, e busca correlacionar essas discussões com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas.

A chamada compreende duas áreas: em BIOTA Descoberta, projetos deverão atuar na caracterização da biodiversidade, incluindo a investigação sobre seus processos geradores e mantenedores e sobre os mecanismos reguladores do funcionamento de ecossistemas, bem como a criação de modelagem das alterações antropogênicas sobre o meio ambiente e de indicadores que reflitam o estado de conservação de espécies, hábitats e ecossistemas.

Já em BIOTA Coleções, projetos deverão propor a diversificação e ampliação dos registros em coleções biológicas (abrangendo herbários, coleções zoológicas e de cultura de organismos), aprimorando a produção de conhecimento derivada dos acervos e desenvolvendo novas estratégias para documentar e compartilhar informações sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

A FAPESP disponibilizará na chamada até R$ 25 milhões para apoio a projetos científicos conduzidos por pesquisadores que, primeiramente, sejam ligados a institutos de ensino superior e pesquisa no estado de São Paulo e estejam enquadrados dentro dos critérios de elegibilidade de três modalidades de Auxílio à Pesquisa da Fundação: Temático, Jovem Pesquisador e Regular. Nesta oportunidade, os projetos na modalidade Auxilio Regular poderão solicitar até uma quota de bolsa PD. Serão aceitas propostas enviadas até 22 de setembro por meio do Sistema SAGe.

A chamada está publicada em: fapesp.br/15507.