Scroll Top

Oceanos e praias na parceira Biota & Plataforma Nexo

Inaugurada em junho de 2020, a  Plataforma Nexo Políticas Públicas trabalha com conteúdo acadêmico-jornalístico de diferentes campos do conhecimento em interface com a formulação de políticas públicas. O acesso ao conteúdo é livre e todos os meses pesquisadores do Biota partilharão seus conhecimentos e resultados de pesquisa, procurando contribuir para o debate público.

Visão panorâmica da Praia de Anchovas – Ilhabela, SP. Foto de Jéssica Aparecida da Silva –  Foto participante do Concurso Biota 20 anos.

Entre os meses de julho e agosto as contribuições dos pesquisadores do Programa Biota/Fapesp geraram em torno de discussões ligadas à Década do Oceano, ou Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela ONU entre 2021 e 2030.

Temos um ou vários oceanos? Qual a influência deste ambiente no clima do planeta? A vida na Terra depende dele? Essas são algumas das questões das 9 perguntas que a ciência já respondeu sobre os oceanos, de Alexander Turra, Fernanda Marcello, Flávia Saldanha-Corrêa, Ilana Wainer, Ilson Carlos Almeida da Silveira, Vicente Gomes e Vivian Pellizari.

A pesquisadora Leandra Regina Gonçalvez traça a Linha do Tempo do Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro de 1996 a 2020 no artigo Gestão costeira no Brasil: uma trajetória interrompida. E Marina Ribeiro Corrêa apresenta os desafios para a gestão de praias qu estudou em sua dissertação  de mestrado em Desafios e oportunidades para a gestão ecossistêmica de praias.

E Alexander Turra fala sobre os efeitos cumulativos e sinérgicos de alterações ambientais causadas pelas ações humanas que comprometem a resiliência dos sistemas naturais em Comorbidades políticas e ambientais e a sindemia da biodiversidade.