Scroll Top

Renovações

MAR arraia

Este Biota Highlights chega com uma nova proposta. Até então, aguardávamos a publicação do Boletim para a divulgação de todas as notícias e reportagens. A partir deste número, o Boletim passará a ser composto por um apanhado das notícias publicadas ao longo do último mês na página do Programa Biota. Esperamos, com isso, movimentar a página com novas notícias com mais frequência e oferecer uma forma fácil e sistematizada de acesso às mesmas.

Entre as novas decisões, a proposta de aproveitar ainda mais este espaço para divulgar pesquisas inéditas publicadas no periódico científico Biota Neotropica – a revista do Programa Biota, que publica resultados de pesquisa original, vinculada ou não ao programa que abordem a temática caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Nesta edição do Boletim apresentamos os resultados do artigo que analisa os padrões de movimento de baleias jubarte em áreas de reocupação no litoral sul da Bahia.

Contando com o interesse das pessoas por borboletas e, ao mesmo tempo, chamando a atenção para a importância desses organismos, um projeto de doutorado inova buscando informações nas redes sociais sobre espécies ameaçadas de extinção. Conheça essa proposta na matéria Você essa borboleta por aí?

A preocupação com o ecossistema marinho é cada vez maior dentro e fora da comunidade científica. Nesta edição, chamamos a atenção para um artigo que sugere que a compreensão das rotas de comércio marítimo como “estradas do mar” pode auxiliar na construção de mecanismos para minimizar seus impactos.

Nesta edição do Boletim temos, também, um recado de boas vindas e um adeus. Boas vindas à Simone Vieira, como nova integrante da coordenação do Programa Biota. A pesquisadora da Unicamp reforça a interface ambiente-sociedade do programa e a sinergia com mudanças climáticas. Nosso adeus é para Dr. Paulo Nogueira Neto, expoente da política ambiental nacional e grande apoiador no Programa Biota.

Boa leitura!

Érica Speglich e Paula Drummond de Castro