Scroll Top

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

MAR Oreaster reticulatus

O dia 17 de junho foi definido, pela Assembleia Geral da ONU em 1994, como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

Segundo a definição do Millennium Ecosystem Assessment, desertificação é a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas resultado de fatores como o desmatamento potencializados pelas variações no clima. O desmatamento deixa o solo mais vulnerável e passível de erosão que, por sua vez, leva à redução da produtividade das plantas e intensifica o processo de desertificação.

Estima-se que entre 10 e 20% (6 a 12 milhões de km²) da zona seca mundial já esteja degradada, o que impacta negativamente a vida de quase 1/6 da população mundial. A desertificação está, portanto, dentre os maiores problemas ambientais contemporâneos.

Mais do que em qualquer outro sistema, a população que vive nessas áreas depende dos serviços ecossistêmicos para suas necessidades mais básicas. A produção agrícola, a produção de laticínios e a pecuária, por exemplo, dependem da produtividade das plantas, que em áreas áridas é limitada pela disponibilidade de água. Com o aumento da erosão a produtividade do sistema também diminui afetando essas populações.

Para combater esse processo recomenda-se atividades educativas para conscientização e prevenção da desertificação, disseminação de técnicas sustentáveis de produção agropecuária e programas de recuperação de áreas degradadas.

Mais informações podem ser acessadas na página do Millennium Ecosystem Assessment

Posts relacionados