Pesquisadores do projeto Biota Síntese participaram do podcast publicado pelo LabJor Unicamp
É possível encontrar soluções para os problemas que enfrentamos com o acirramento da crise ambiental e climática? As Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) foram tema do 180º episódio do podcast Oxigênio, uma iniciativa do Labjor Unicamp, publicado em 10 de outubro. O programa abordou como as SBNs se apresentam como alternativas tanto para mitigar a crise climática, melhorando a vida nas cidades e também tornando a agricultura uma prática sustentável.
O episódio contou com entrevistas com pesquisadores do Biota Síntese – Núcleo de Análise e Síntese de Soluções baseadas na Natureza, um projeto vinculado ao Programa Biota que reúne pesquisadores, gestores e sociedade civil com o objetivo de subsidiar políticas públicas voltadas à sustentabilidade em áreas urbanas e rurais (leia outras reportagens sobre esse projeto aqui).
Por meio de uma conversa com o diretor do projeto, Jean Paul Metzger (IB/USP), o programa aborda os aspectos que definem a prática da ciência de síntese, além de trazer as origens desse conceito. Já os pesquisadores Gabriela Marques di Giulio (FSP/USP), Luara Tourinho (IEA/USP) e Pedro Krainovic (IEA/USP) foram entrevistadas para trazer exemplos de aplicações de SBNs no contexto das cidades, da agricultura e da restauração florestal, respectivamente. O episódio também conta com a participação do vice-diretor do projeto Biota Síntese, Rafael Chaves (SEMIL/SP), explicando como as SBNs são elaboradas pelo poder público.
Produzido por Pedro A. Duarte (LabJor/Unicamp), o episódio está disponível nos principais agregadores de áudio e no website do programa Oxigênio.