Scroll Top

Divulgação científica e diversão em evento sobre insetos

Departamento de Entomologia da ESALQ promove feira para divulgar conhecimentos sobre insetos com visitas guiadas e atividades para crianças e adultos

Mostrar ao público o conhecimento que tem sido gerado na academia, estreitar laços entre universidade e comunidade, chamar a atenção para questões urgentes da época, despertar a curiosidade e o interesse pela ciência… muitos são os objetivos e desejos que movimentam pesquisadores a criar feiras e eventos de divulgação de seus trabalhos.
A inspiração para a feira “Insetos na Esalq” surgiu no contato com feiras e eventos similares organizados por instituições fora do Brasil. “Esse tipo de evento é bem comum nas universidade americanas”, explica Aloísio Coelho, pós doutorando do Departamento, “muitos alunos de graduação, pós-graduação e professores que visitam estas instituições tem contato com esse tipo de evento e voltam com o desejo de fazer algo similar aqui no Brasil”. Em conversas com professores e alunos do departamento, todos se interessaram em auxiliar, sob a coordenação do professor Pedro Takao Yamamoto. “Mais de 40 alunos de graduação, pós-graduação e pós doutorandos se ofereceram para ajudar e todos trabalharam juntos na organização do evento com o mesmo pensamento: aproximar a comunidade da universidade”.
As atividades desenvolvidas visam demonstrar o papel dos insetos como polinizadores de plantas, cicladores de nutrientes do solo, causadores de doenças e produtores de alimentos. Também mostram curiosidades gerais sobre estes organismos, como seu uso na alimentação humana e nas artes.
O evento acontece no próximo dia 05 de novembro (2016), das 8h30 às 17 horas, na rua em frente ao Departamento de Entomologia, dentro do campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP). A entrada é gratuita e as atividades são voltadas para diferentes idades.

 

insetosesalq

 

PROGRAMAÇÃO

Workshop Insetos na Alimentação Humana
Workshop prático ministrado pelo Chef e Prof. Rossano Linassi (Instituto Federal Catarinense, Camboriú-SC). Nesse workshop o Professor irá expor dados e curiosidades sobre o uso de insetos na alimentação humana, quais países e culturas tem este hábito, quais insetos são comestíveis e o por que a FAO/ONU recomenda os insetos na alimentação humana. Simultaneamente o Chef irá preparar e ensinar receitas à base de insetos. O palestrante já participou de diversos programas de TV entre eles Programa do Jô e Encontros com Fátima Bernardes da rede Globo. O tempo de cada workshop será de 30 minutos.
Colaborador: Gustavo Rodrigues Alves
Visita guiada 1 – Borboletário
Nessa visita o público conhecerá um pouco sobre a vida das borboletas, ciclo de vida (ovo-larva-pupa) hábitos alimentares e a importância das borboletas no ecossistema diferenças entre borboletas e mariposas. Tudo isso observando, tocando e sentindo os insetos em um “viveiro gigante”. A visita será conduzida pelo técnico de laboratório João Ângelo Cerignoni (Esalq/USP), que apresentará informações sobre o desenvolvimento das borboletas apresentando espécimes de destacada beleza montados em caixas entomológicas e posteriormente conduzirá os visitantes pelo borboletário tirando dúvidas e tentando esclarecer mitos e superstições acerca destes insetos. O tempo de cada visita será de 30 minutos.

Visita guiada 2 – Formigueiro
Por meio de um formigueiro transparente (localizado no Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ) visitante poderá ver as formigas trabalhando dentro da sua “própria casa” e observar as diferentes funções efetuadas por cada grupo, produção de alimento, cuidados com os ovos, segurança e limpeza. A “vida íntima” das formigas será exposta e explicada por pesquisadores da Esalq que irão mostrar aos visitantes a organização social e funcionamento do formigueiro didático, além de tirar dúvidas dos participantes.. O tempo de cada visita será de 30 minutos.

Visita guiada 3- Meliponário
Nessa estação o visitante irá ver que nem toda abelha “pica”. No meliponário do Departamento de Entomologia e Acarologia o visitante vai conhecer as abelhas 100% brasileiras que não possuem “ferrão” e tem um comportamento mais dócil em relação às abelhas introduzidas da África. Os pesquisadores do Laboratório de Insetos Úteis irão mostrar aos visitantes as diferentes espécies sem ferrão, seus hábitos e comportamentos, importância no ecossistema e que além de tudo, essas abelhas também produzem um saboroso e nutritivo mel. O tempo de cada visita será de 30 minutos.

TENDAS
As tendas serão espaços nas quais serão expostas curiosidades, questões de saúde pública, artes com insetos e métodos alternativos de controle de pragas. As tendas não terão horários agendados para a exposição dos conteúdos, sendo que os monitores estarão disponíveis para informar o visitante durante todo o funcionamento do evento.

Tenda 1 – O que funciona e o que não funciona para controle de mosquitos Aedes?
Nessa tenda o visitante poderá tirar dúvidas sobre os métodos de controle do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya. Será orientado sobre os mitos acerca do inseto, sobre os métodos de controle que não funcionam e são disseminados por diferentes veículos de informação. Aprenderá a identificar e combater o inseto. As táticas de controle que realmente funcionam serão expostas aos visitantes.

Tenda 2 – Controle biológico
O visitante vai aprender que não é só agrotóxico que combate as pragas agrícolas e que alimentos mais saudáveis e menos nocivos ao meio ambiente podem ser produzidos com o uso de “inimigos naturais”, que são insetos ou ácaros, ou “doenças de insetos” (entomopatogenos) que matam as pragas agrícolas controlando-as de uma maneira mais racional e sustentável. Serão apresentados ao visitante os casos de sucesso de uso desta técnica mostrando que já é uma realidade presente em grande áreas agrícolas no Brasil.

Tenda 3 – Curiosidades I
O visitante poderá aprender a identificar os insetos, sabendo diferencia-los dos aracnídeos (aranhas, carrapatos e escorpiões). Poderá conhecer as diferentes espécies e ordens de insetos e onde eles podem viver e do que se alimentar. Os monitores irão expor ao visitante insetos curiosos e com hábitos “diferentes”.

Tenda 4 – Curiosidades II
Mostra ao visitante as relações entre os insetos e o homem, como a utilização de insetos em rituais, como o das mumificações egípcias, a produção da seda, do carmim, mel entre outros. Também será exposta a relação entre os insetos, como eles utilizam “odores” para se comunicar, para marcar trilhas e se defender.

Tenda 5 – Artes e Insetos
Serão apresentadas pinturas e desenhos cujo tema são os insetos, seja de forma artística ou de forma científica, por meio de ilustrações que fazem parte de trabalhos de identificação de novas espécies. Os insetos têm sido inspiração para artistas desde os tempos mais remotos e sua representação em obras possui uma série de significados que serão expostos aos visitantes.

Tenda 6- “Ninfas” espaço kids
As crianças poderão participar de atividades recreativas, culturais e artísticas, em que os insetos serão o tema principal. Acompanhadas por monitores, elas poderão entrar em contato com o “mundo dos insetos” acompanhando e apostando nas corridas de baratas, se transformando em borboletas, joaninhas e outros insetos lindos através de pinturas faciais, participar de jogos de memória, que aumentam seu conhecimento sobre cada inseto escolhido e ver pinturas feitas pelos próprios insetos, mostrando que eles também são “grandes artistas!”.

Apoios ao evento: Esalq, Bayer, FMC e Syngenta.

Posts relacionados